Gestão e liderança

10 dicas para descobrir se o funcionário está enrolando no trabalho

Estudo descobriu técnicas que profissionais ociosos usam para despistar os gestores e poderem trabalhar menos

SÃO PAULO – Todas as empresas têm um funcionário que sempre está fora da sua mesa indo ao banheiro, saindo para fumar, bebendo café na copa e interagindo com outros colegas de equipe, quando, na verdade, ele deveria estar trabalhando.

O professor de Columbia Business School, que é especializado em liderança e solução de problemas organizacionais, Eric Abrahamson, batizou esses profissionais de “Michelangelos da esquiva do trabalho”.

Ele realizou uma pesquisa, publicada na revista Forbes, com alguns profissionais com esse perfil e descobriu técnicas que eles usam para despistar os gestores e poderem trabalhar menos. No entanto, colaboradores que apresentam este comportamento podem comprometer a produtividade dentro do ambiente corporativo.

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Para o estudioso, identificar e entender esse tipo de funcionário pode ajudar gestores a criarem estratégias que melhorem as práticas organizacionais, diminuindo índices de insatisfação e períodos ociosos.

Veja abaixo dez métodos utilizados pelos funcionários que gostam de enrolar:

1- Chega ao trabalho em horários diferentes
Dessa forma, o chefe dificilmente saberá quando o funcionário está no escritório, evitando que ele lhe passe algum tipo de serviço.

2- Excesso de home office
Trabalhar de casa é considerada uma das formas mais fáceis de evitar o trabalho.

3- Ficar longe da mesa por muito tempo
Fazer inúmeras pausas, como para ir ao banheiro ou tomar café, foi um comportamento detectado pelo estudo para quem está enrolando, uma vez que o funcionário está ausente, o chefe não poderá lhe dar trabalho.

4- Deixar a caixa postal lotada
Com o excesso de mensagens, quem ligar pode pensar que o funcionário está bastante ocupado ao longo do dia.

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5- Esconder emoções
Se o funcionário conseguir omitir fisicamente suas emoções, a gerencia não saberá se ele está disposto, ou não, para desempenhar determinada tarefa, acabando delegando a função à outra pessoa que demonstre mais entusiasmo.

6- Distorcer o tempo
Evitar falar para os colegas quanto tempo foi gasto para realizar um trabalho e evita que eles saibam qual é o tempo necessário para que a tarefa seja feita diminui a cobrança para que prazos sejam cumpridos.

7- Ser sincero
Por incrível que pareça, o estudo destaca os colaboradores que, de forma cordial, deixam claro aos seus chefes que irão falhar na atribuição que lhe é oferecida.

8- Parecer sobrecarregado
“Estou tão ocupado que não tenho tempo nem para ir ao banheiro”; quem nunca ouviu essa frase? Funcionários com baixa produtividade costumam alegar que estão sempre ocupados.

9- Levar crédito pelo trabalho alheio
Colaboradores com desempenho pouco produtivo geralmente se envolvem em projetos para poder passar uma imagem positiva à chefia, mesmo que não tenham feito nada durante a atividade.

10- Configurar o computador
Os ociosos mais experientes chegam a programar o computador para responder e-mails quando se ausentam ou criam atalhos que abrem planilhas na tela quando são flagrados desprevenidos.