Evite armadilhas

10 coisas que você nunca deve dizer ao seu chefe

É importante saber separar o lado pessoal do profissional e algumas linhas não devem ser ultrapassadas

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Ter uma relação diária agradável com o seu chefe torna tudo mais fácil no ambiente de trabalho. Uma amizade é realmente possível e a convivência positiva é crucial para o andamento de projetos. No entanto, é importante saber separar o lado pessoal do profissional, e algumas linhas não devem ser ultrapassadas.

Pensando nisso, o Business Insider elencou 16 palavras e frases que você não deve dizer para seu chefe, além das óbvias como insultos e xingamentos.

Confira quais são:

PUBLICIDADE

1. “Isso é impossível”

Seu chefe não quer ouvir coisas negativas ou falta de convicção. A melhor forma de decidir como você falar com o seu chefe é se colocar no lugar dele. Você soaria negativo ou desmotivado? Se sim, altere a forma que irá dizer.

2. “Não consigo”

Ser um funcionário com atitude é sempre bom. Você deve evitar frases  como “eu não posso” ou “eu não consigo” no ambiente de trabalho, pois seu chefe pode deixar de entregar tarefas e projetos nas suas mãos. Assim, você vai perdendo a credibilidade.

3. “Você pode pedir para outra pessoa? ”

Se seu chefe pede alguma tarefa a você é porque ele confia no seu trabalho e acha que determinada responsabilidade deve estar em suas mãos. Repassá-la para um terceiro não faz sentido e você vai perder pontos com o seu chefe.

PUBLICIDADE

4. “Vou tentar”

Muitas pessoas pensam que é uma resposta aceitável dizer que vão tentar executar determinada tarefa, mas umchefe pode se sentir inseguro em relação a isso. Quando ele repassa as atribuições ele espera que você faça, e não “tente fazer”.

5. “Como posso me beneficiar fazendo isso? ”

O trabalho pode exigir que você compareça em outros departamentos para ajudar em um dia corrido, por exemplo. Você faz parte de uma equipe e seu chefe conta que você saiba trabalhar e pensar em equipe.

6. “Isso não foi o que eu ouvi”

Evite fofocas e boatos, eles apenas atrapalham sua produtividade e seu comportamento profissional. Se você não tem certeza sobre algo não se pronuncie.

7. “Me desculpe, mas …”

A conjunção adversativa cancela qualquer sentimento genuíno que justifique as desculpas. Seja direto e claro para não haver desencontros.

8. “Já tentei isso antes”

Os chefes geralmente têm pouca tolerância com a preguiça. Pense se você realmente já tentou fazer a tarefa exatamente do jeito proposto e considere que seu chefe pode ter algo novo em mente para acrescentar na ideia. Explique que você entende e aprecia a sugestão, e que testou diferentes formas de execução tempos atrás, mas que estaria disposto a tentar algo mais eficaz.

9. “Estou cansado”

Seu chefe não é exatamente a melhor pessoa para você compartilhar que está cansado ou entediado. Você deve trabalhar com entusiasmo e produtividade, porque em troca recebe seu salário. É sua responsabilidade encontrar maneiras de tornar seu trabalho interessante, naquele dia mais cansativo e parado.

10. “Posso sair mais cedo hoje já que as coisas estão meio paradas?“

Seu chefe não vai querer ouvir do funcionário dele que as coisas estão paradas ou que as tarefas acabaram. Se você tiver que sair mais cedo por alguma emergência é totalmente justificável. Já querer ir embora porque o trabalho acabou é antiprofissional.