PRODUTIVIDADE

10 coisas que você não deve ter vergonha de pedir no trabalho

Veja 10 reivindicações que você pode fazer sem medo para o seu chefe e melhorar o seu trabalho

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Embora muitas pessoas tenham medo ou vergonha, existem alguns pedidos que devem sim ser feitos aos seus chefes, especialmente aqueles que implicarão num trabalho mais bem feito. Está na dúvida sobre o que pode ou não perguntar? Então confira se seu pedido está na lista a seguir.

1 – Um intervalo tranquilo

Você é constantemente abordado sobre trabalho mesmo durante o seu intervalo de descanso? Não tenha medo de falar que não gosta disso para o seu chefe. Explique, de forma educada, que você precisa dos seus intervalos para realmente se distrair, e que o seu rendimento nas horas seguintes depende disso. Caso você esteja insatisfeito com o horário e a duração, tente negociar de modo que os dois lados entrem num acordo.

PUBLICIDADE

2 – Chances de mostrar seu potencial

Se te incomoda nunca ser chamado para brainstorms, ou se você gostaria de opinar e dar ideias sobre futuros projetos, exponha isso. Mostre que você tem um potencial que deseja exibir e colocar a serviço da empresa.

3 – Feedback

Peça feedbacks das tarefas que você desempenha. Não é vergonha nenhuma fazer esse pedido – aliás, muito pelo contrário: você demonstrará que tem interesse em evoluir.

4 – Carta de recomendação

Não tenha vergonha de pedir uma carta de recomendação, mesmo que seja você quem está se demitindo. Apenas tome o cuidado de pedi-la a alguém que valorize e reconheça o seu trabalho. Peça de maneira educada, e diga que, caso seja impossível, você compreende a posição da empresa e agradece do mesmo jeito. Afinal, não é porque você está saindo da empresa que pode ser rude e deixar uma última impressão ruim, não é?

PUBLICIDADE

5 – Ajuste de rotina

Se você se sentir sobrecarregado, peça ao seu superior que reajuste a sua rotina de trabalho, de modo a colocar nela uma quantidade de tarefas que você consiga desempenhar. É muito melhor fazer isso do que terminar o dia sempre com trabalhos pendentes ou incompletos.

6 – Horários

Seu horário de trabalho não é conivente com a sua rotina do dia a dia? Tente adaptá-lo. Converse com o seu chefe – a maioria é, atualmente, bastante compreensível em relação a isso.

7 – Mais responsabilidade

Acha que pode fazer mais tarefas do que as desempenhadas atualmente? Então, não tenha medo: peça por mais responsabilidades! Seus chefes não acharão isso ruim, mas sim um indício de pró-atividade.

8 – Equipamentos adequados

Uma empresa só pode exigir bons resultados quando oferece equipamentos à altura para o cumprimento das tarefas. Assim, se o seu chefe reclamar que, por exemplo, a edição de uma planilha não ficou boa, quando na verdade é o programa que você utiliza para montá-la que está com problema, fale sobre isso e peça melhorias.

9 – Respeito

Ambientes de trabalho devem ser no mínimo, respeitosos. Caso isso não esteja acontecendo no seu, você tem sim o direito de querer ser tratado com educação. Quando a situação se passa com outros colegas, e o diálogo com eles não tiver sido o bastante, avise seu chefe. Muitas vezes pode ser que ele nem saiba o que está acontecendo.

10 – Comunicação

Um bom ambiente de trabalho depende também da comunicação entre a equipe. Se você acha que ela não está sendo realizada da melhor forma, tente mudá-la. Converse educadamente com todos e mostre maneiras de melhorá-la. Isso não será bom só pra você, mas para todos.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.