Não corra riscos

10 coisas que você deveria fazer antes de aceitar um emprego

Poucas pessoas passam pela checklist completa  

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Salário e benefícios não são os únicos fatores a serem levados em consideração no momento de aceitar um emprego. Assim como o recrutador, candidatos também devem ter uma “checklist” com todos os itens apreciados antes de dizer “sim” a qualquer vaga que apareça.

Para ajudar nesse momento, a especialista em carreira Liz Ryan escreveu no portal Forbes 10 itens essenciais para analisar antes de aceitar uma vaga. Confira:

1.       Título e chefe

PUBLICIDADE

Tenha total clareza de qual será seu cargo e, principalmente, a quem você reportará na vaga em questão.

2.       Compensações

Além do salário, é importante saber detalhes como: data de pagamento; plano de bonificações; método de avaliação para as bonificações; pagamento de banco de horas.

3.       Benefícios

Na mesma linha, o plano de benefícios pode ser um fator de desempate entre dois bons cargos. Caso a empresa não ofereça um bom plano de saúde, por exemplo, isso pode ser usado para negociar um salário maior. Entenda o formato das férias, vale transporte, vale alimentação, entre outros, antes de aceitar.

4.       Horário e comunicação

PUBLICIDADE

A empresa exige atenção de seus funcionários fora do horário de expediente? As 40 horas semanais de trabalho são respeitadas? Empresas que “punem” funcionários que não fazem hora extra podem não ser o cenário ideal para quem precisa buscar os filhos na escola, por exemplo. Sempre pergunte sobre o horário de trabalho e sobre a comunicação no tempo livre.

5.       Viagens

Viagens a negócios fazem parte dos requisitos de alguns empregos. Questione a frequência de viagens prevista para a posição logo de início, peça a política de viagens da companhia por escrito, quando houver – elas costumam conter os gastos que são cobertos pela companhia.

6.       Ambiente de trabalho

O local onde você passará oito horas de seus dias úteis é fator essencial no relacionamento com seu emprego. Faça uma visita completa ao espaço de trabalho, confira iluminação, móveis, acústica, fluxo do ar, entre outros. Caso não se sinta confortável naquele ambiente, tente negociar uma mudança.

7.       Equipe

Conheça as pessoas que trabalharão na sua equipe. Peça que o recrutador consiga um tempo de pausa para conversar com elas.

8.       Políticas da empresa

Solicite uma cópia das políticas de funcionários antes de entrar na empresa. Isso é essencial para conhecer a cultura do ambiente de trabalho em questão e saber se é o que você está buscando.

9.       Fale sobre o futuro

Seus objetivos são importantes para você e para a pessoa que está contratando. Dependendo da vaga e do tempo que ela ficou vaga, as expectativas podem ser pouco realistas, e é importante deixar claro onde quer chegar. Não tenha medo de traçar um plano e falar sobre metas para os primeiros meses de trabalho.

10.   Conheça o chefe do seu chefe

Conhecer o estilo do superior de seu superior é uma forma mais segura de compreender hábitos, idiossincrasias e políticas da empresa. Tudo isso também é importante para saber agradar.