Cuidado

10 atitudes importantes para manter o emprego

Dada a situação de crise, é importante manter o dobro de cuidado caso tenha um emprego fixo

arrow_forwardMais sobre

Em 2016, o Brasil pode ter 700 mil novos desempregados, de acordo com um relatório da Organização Internacional do Trabalho lançado em janeiro.

Dada a situação de crise, é importante manter o dobro de cuidado caso tenha um emprego fixo, já que os cortes continuarão ocorrendo em praticamente todas as áreas da economia.

Jacob Rosembloom, CEO do site de vagas Emprego Ligado, separou 10 atitudes essenciais para se mostrar um bom funcionário e conseguir manter seu emprego mesmo com demissões em massa. Confira:

PUBLICIDADE

1. Recicle o cérebro: manter os estudos e se atualizar é importante sempre, não só quando se está na posição de funcionário.

2. Seja proativo: oferecer seus préstimos em novos desafios é importante dentro de uma empresa, para não passar batido.

3. Pense no coletivo: apesar de ser importante manter sua força, ser individualista é prejudicial em um ambiente de trabalho.

4. Demonstre vontade: seja assíduo, compreensivo e mostre criatividade para lidar com as questões da empresa.

5. Confie em si mesmo, mas sem fechar os olhos para as suas dificuldades: é importante tanto confiar que é capaz quanto reconhecer quando não souber lidar com determinadas funções.

6. Seja paciente: é um momento difícil. Caso o bônus ou o aumento não venha, tente reconhecer os motivos, não insista sem pensar na situação.

PUBLICIDADE

7. Fuja da negatividade: a insatisfação dos seus colegas não precisa contaminar sua própria determinação.

8. Peça ajuda aos colegas: isso fortalece relações e melhora o trabalho.

9. Aprenda idiomas: é um diferencial para quem está procurando e para quem já tem um emprego fixo. Há opções gratuitas na internet e em aplicativos.

10. Tenha certeza: é importante estar em um lugar que você goste. Busque fazer o que faz bem para você.