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A Volvo abandonou a meta de vender apenas carros totalmente elétricos até o final desta década, tornando-se a mais recente fabricante a reformular seus planos sobre veículos elétricos devido à queda na demanda.
A montadora, de propriedade chinesa, agora busca que os híbridos plug-in e os modelos puramente elétricos representem pelo menos 90% de suas vendas em 2030, afirmou a companhia nesta quarta-feira (4). O restante permitirá a inclusão de híbridos leves que dependem principalmente de um motor a combustão.
A demanda por carros elétricos está esfriando na Europa, após países como Alemanha e Suécia suspenderem ou reduzirem subsídios. Isso levou fabricantes como a Mercedes-Benz e a Volkswagen a reavaliar suas ambições em veículos elétricos, com esta última considerando o fechamento de fábricas para cortar custos.
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A Volvo, de propriedade da Geely, também foi afetada por um conflito comercial com Pequim em relação ao apoio à sua indústria de veículos elétricos. A empresa fabrica modelos elétricos no país asiático que estão sujeitos a tarifas nos EUA e na União Europeia.
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A montadora, em julho, reduziu ligeiramente sua previsão de vendas de automóveis para este ano devido aos impostos da UE. Em junho, havia adiado os envios de seu SUV EX30 para os EUA para o próximo ano, após Washington impor uma tarifa de mais de 100% sobre as importações de veículos elétricos chineses. A empresa também tem cortado empregos na Suécia para reduzir custos.
A Volvo também alertou que pode poluir mais devido às metas alteradas, afirmando que pretende reduzir as emissões de dióxido de carbono por carro em 65% a 75% até 2030, em comparação com uma meta anterior de 75% de redução.
As mudanças não afetarão os investimentos da empresa em carros totalmente elétricos, segundo um porta-voz. Executivos da Volvo devem dar mais detalhes sobre novas estratégias e produtos em eventos na quarta e quinta-feira em Gotemburgo, Suécia.
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A Volvo está apostando em seu SUV elétrico destaque, o EX90, para aumentar a demanda nos próximos meses. A empresa começou a enviar o modelo para revendedores nos EUA e na Europa, com os primeiros clientes esperando receber seus carros antes do final deste mês.
“Estamos convictos em nossa crença de que nosso futuro é elétrico”, disse o CEO Jim Rowan em um comunicado. “No entanto, é claro que a transição para a eletrificação não será linear, e os clientes e mercados estão se movendo em diferentes velocidades de adoção.”
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