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Categorias historicamente menos populares entre os consumidores dos atacarejos estão ganhando mais espaço no volume de vendas da categoria em um momento de desaceleração para o setor. No acumulado de janeiro a setembro de 2025, houve uma queda de 2,7% na quantidade de itens vendidos pelos estabelecimentos em comparação com o mesmo período de 2024.
Dados do estudo Varejo em Movimento, realizado pela Scanntech em parceria com a McKinsey, sinalizam para um novo ciclo focado em eficiência e diferenciação entre os atacarejos, após um ciclo de crescimento. Ainda assim, o canal segue forte em compras mensais e de volume: compras de rotina representam 51,8% do total comercializado nas lojas.
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De acordo com a pesquisa, o atacarejo tem ampliado o sortimento de produtos em busca de aumentar presença em novas ocasiões de consumo, expandindo sua relevância na rotina dos clientes. O consumo em categorias historicamente subdesenvolvidas no segmento, como higiene e beleza, ou suplementos alimentares, está crescendo.
O volume de vendas de suplementos no acumulado até outubro aumentou 141%. No caso de esfoliantes corporais, o aumento foi de 76%. Pigmento capilar subiu 36% e protetor solar, 32%.