Conteúdo editorial apoiado por

Unigel tenta última cartada para evitar recuperação judicial

Com proteção contra credores prestes a expirar, empresa corre para fechar acordo

Bloomberg

Publicidade

A fabricante de fertilizantes Unigel está apresentando um acordo de última hora para evitar um pedido de recuperação judicial, uma vez que sua proteção contra credores está para expirar esta semana.

De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, a empresa está tentando vender aos detentores de títulos liderados pela Pacific Investment Management Co. (Pimco) um plano que incluiria uma injeção de US$ 100 milhões em dinheiro novo e permitiria a reestruturação da dívida fora dos tribunais, disseram as pessoas, pedindo para não serem identificadas. 

A Unigel precisa da adesão de cerca de um terço dos seus detentores de títulos para iniciar a reestruturação, segundo as pessoas, que acrescentaram que uma decisão poderá ser tomada já na quinta-feira. 

Continua depois da publicidade

A partir daí, a empresa tem 90 dias para convencer os detentores de mais de 50% da dívida a assinarem para que o acordo entre em vigor. As fontes acrescentam que as negociações ainda podem fracassar, o que poderia levar a Unigel a pedir a RJ.

O plano em discussão dá aos detentores de títulos a opção de trocar 30% dos seus títulos existentes em dívida sênior e 40% em dívida subordinada, disse uma pessoa. Os restantes 30% da dívida seriam trocados por 50% do capital da Unigel para os credores que injetassem dinheiro novo, disse a fonte.

Representantes da Unigel e da Pimco não quiseram comentar. 

Publicidade

Um acordo marcaria uma reviravolta para a Unigel, que nos últimos meses deixou de pagar seus títulos de dívida, à medida que as perdas se acumulavam devido a uma desaceleração global nos preços dos fertilizantes. Além disso, a empresa descumpriu covenants estabelecidos com esses credores.

No final do ano passado, os detentores de obrigações locais da Unigel votaram pela declaração do vencimento antecipado das notas, depois de um acordo de suspensão de 90 dias não ter conseguido produzir um acordo.

A medida desencadeou uma aceleração das demais obrigações da empresa e ela buscou proteção temporária dos credores – que expira esta semana. A Unigel contratou a Moelis & Co e consultores jurídicos para negociar um acordo de reestruturação com os credores.

Continua depois da publicidade

A produtora química foi fundada por Henri Slezynger e é uma das principais produtoras de fertilizantes. A família Slezynger é proprietária da Unigel através de uma holding.

Os títulos em dólares mudaram de mãos pela última vez por volta de 25 centavos na quarta-feira, de acordo com dados do Trace. 

© 2024 Bloomberg LP

Newsletter

IM Business Agro

Inscreva-se na newsletter e receba análises exclusivas sobre tudo que movimenta o universo do agronegócio, além de uma curadoria com o que de melhor aconteceu ao longo da semana

Preencha o campo corretamente!
E-mail inválido!
Preencha o campo corretamente!
Preencha o campo corretamente!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.