União Avícola, de Mato Grosso, investe R$ 180 milhões para expandir operações

Cerca de R$ 130 milhões estão sendo aplicados na expansão da planta da empresa em Nova Marilândia

Fernando Lopes

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A União Avícola, produtora de carne de frango com sede em Nova Marilândia, no centro-oeste de Mato Grosso, está concluindo um plano de investimentos de cerca de R$ 130 milhões para expandir a capacidade de abate de seu frigorífico localizado no município. Ao mesmo tempo, avança em um projeto que prevê a construção de uma unidade em Arenápolis, cidade próxima onde os aportes iniciais deverão alcançar R$ 50 milhões.

Do valor total previsto para a planta de Nova Marilândia, fornecedora exclusiva da BRF, R$ 110 milhões já foram aplicados, segundo Isabelitha Peron, diretora da empresa. Com a instalação de novos equipamentos e tecnologias, a capacidade de abate está sendo ampliada de 140 mil para 200 mil aves por dia, tendo em vista a demanda aquecida tanto no mercado doméstico quanto nas exportações.

Isabelitha Peron, diretora da União Avícola (foto: Divulgação)

Fundada há pouco mais de dez anos pelo ex-senador Cidinho Campos e sua esposa Marli, a União Avícola tinha inicialmente o foco concentrado na produção de frangos inteiros destinados ao mercado interno. Atualmente, produz cortes, de maior valor agregado, e as exportações para países como China, Coreia do Sul e Argentina representam quase 50% de seu faturamento, que não é divulgado.  

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De acordo com Isabelitha, com a expansão a empresa vai gerar 300 novos empregos, e o frigorífico de Nova Marilândia passará a contar com 1,6 mil colaboradores. A companhia é a maior empregadora do município – que tem 3,5 mil habitantes – e cidades ao redor. Em Arenápolis, a 20 quilômetros de Nova Marilândia, serão criadas 600 vagas de trabalho, o que ampliará ainda mais o peso da União Avícola num raio que envolve cinco municípios com população total de 40 mil pessoas.

Diferentemente do que acontece na planta de Nova Marilândia, que produz cortes comercializados com as marcas da BRF, na nova unidade, cuja capacidade de abate ainda está sendo avaliada, o plano da companhia é produzir cortes de sua própria marca, a Frango Seletto. Além dos R$ 50 milhões que serão aportados inicialmente, linhas de financiamento para incrementar o investimento estão sendo definidas. 

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