Conteúdo editorial apoiado por

Uber faz parceria com Lucid e Nuro para lançar robotáxis em 2026

Uber investe em tecnologia autônoma e planeja lançar frota de robotáxis elétricos em grandes cidades dos EUA a partir de 2026

Bloomberg

Logo da Uber
20/01/2023
REUTERS/Arnd Wiegmann
Logo da Uber 20/01/2023 REUTERS/Arnd Wiegmann

Publicidade

A Uber está se unindo à fabricante de veículos elétricos Lucid e à startup de tecnologia de direção autônoma Nuro para lançar uma frota de robotáxis.

A Uber anunciou na quinta-feira que ela ou seus parceiros terceirizados comprarão e operarão SUVs Lucid Gravity equipados com a tecnologia Nuro Driver em sua rede de caronas compartilhadas. A empresa pretende lançar o primeiro veículo ainda em 2026, em uma grande cidade dos EUA não identificada, com planos de implantar pelo menos 20.000 robotáxis ao longo de seis anos.

A empresa de caronas também anunciou que está fazendo investimentos separados de centenas de milhões de dólares tanto na Lucid quanto na Nuro. Esse financiamento incluirá US$ 300 milhões para a Lucid, que serão usados em parte para atualizar sua linha de montagem para integrar o hardware da Nuro nos veículos Gravity, segundo a fabricante de veículos elétricos.

Oportunidade com segurança!

As ações da Lucid dispararam 34% — o maior ganho em mais de dois anos e meio — para US$ 3,07 às 9h35 no pregão regular em Nova York. As ações da Uber pouco se alteraram.

Separadamente, a Lucid também anunciou planos para um desdobramento reverso de ações na proporção de 1 para 10, sujeito à aprovação dos acionistas.

O acordo Lucid-Nuro se soma a mais de uma dúzia de parcerias que a Uber anunciou com desenvolvedores de tecnologia de veículos autônomos e montadoras, incluindo Waymo e Volkswagen Group of America, enquanto busca ser o aplicativo comercial preferido para robotáxis. No início desta semana, a Uber anunciou uma parceria com a fabricante chinesa de veículos autônomos Baidu para implantar robotáxis em vários mercados fora dos EUA. Atualmente, corridas autônomas estão disponíveis pelo app da Uber em Phoenix, Austin, Atlanta e Abu Dhabi.

Os investimentos substanciais da Uber reforçam sua mudança de estratégia, afastando-se do desenvolvimento interno de tecnologia autônoma, como fazia sob o cofundador e ex-CEO Travis Kalanick, em favor de parcerias e investimentos em empresas especializadas em veículos autônomos. A Uber já monetizou algumas de suas participações acionárias em empresas como a Aurora Innovation Inc., especializada em frete autônomo, para financiar futuros investimentos no ecossistema de veículos sem motorista, disse o CEO Dara Khosrowshahi.

A competição está se intensificando no ainda nascente mercado de robotáxis, com a gigante dos veículos elétricos Tesla Inc. lançando seu serviço prometido há muito tempo em Austin no mês passado, e o CEO Elon Musk prometendo expandir para outras cidades.

A Uber fez sua primeira parceria com a Nuro em 2022 para robôs de entrega de alimentos. No ano seguinte, a Nuro mudou seu foco de construir e escalar veículos autônomos personalizados para desenvolver software autônomo.

Continua depois da publicidade

A parceria com a Uber também representa um cliente importante para a Lucid, uma das poucas fabricantes puramente focadas em veículos elétricos nos EUA, enquanto trabalha para popularizar o Gravity, seu segundo modelo de veículo. A empresa tem se esforçado para aumentar a produção e as entregas, estimando produzir 20.000 veículos em 2025, mais que o dobro do ano anterior.

Protótipos de robotáxis desenvolvidos pela Lucid e Nuro já estão em operação no circuito fechado de testes da Nuro em Las Vegas.

O CEO interino da Lucid, Marc Winterhoff, disse que a Uber escolheu seu SUV porque a empresa pode integrar o hardware necessário em sua fábrica. O software da Nuro será adicionado assim que a Uber receber os veículos. Winterhoff afirmou em uma teleconferência com investidores em maio que a empresa estava em discussões avançadas com parceiros sobre o uso do Gravity para fins de veículos autônomos.

Continua depois da publicidade

“Este é um passo em nossa jornada para expandir nossa liderança tecnológica de veículos elétricos e licenciamento para parcerias em outras áreas”, disse Winterhoff à Bloomberg esta semana. “Muita coisa pode acontecer em seis anos. Eu realmente vejo isso como o primeiro ponto de partida.”

A Lucid também tem trabalhado em sistemas avançados de assistência ao motorista e anunciou no início deste ano uma parceria com a King Abdullah University of Science and Technology, na Arábia Saudita.

Winterhoff disse que a empresa ainda planeja trabalhar em sua própria tecnologia autônoma e de assistência ao motorista. Nesta semana, a Lucid anunciou separadamente que está adicionando direção sem as mãos e assistência à troca de faixa ao seu conjunto de softwares.

Continua depois da publicidade

© 2025 Bloomberg L.P.