Conteúdo editorial apoiado por

Tereos vai investir € 800 milhões para cortar emissões em 50% até 2033

Meta da companhia francesa é zerar as emissões globais tanto da área agrícola quanto industrial até 2050

Alexandre Inacio

Publicidade

O grupo francês Tereos está preparando uma série de investimentos em suas unidades para reduzir em 50% duas emissões globais de CO2 ao longo dos próximos nove anos. A companhia vai aplicar € 800 milhões, para 78 projetos em 16 de suas fábricas ao redor do mundo.

A companhia assumiu o compromisso de zerar suas emissões de CO2 até, no máximo, 2050. A meta é alcançar o “net zero” tanto nas atividades agrícolas quanto na atividade industrial e na comercialização de seus produtos.

A descarbonização das atividades agrícolas, que representam 47% das emissões totais do grupo, passa também pela implementação de uma estratégia de desmatamento zero. A companhia tem o compromisso de garantir 100% do fornecimento de matérias-primas agrícolas provenientes de áreas não desmatadas até o fim de 2025.

Continua depois da publicidade

“Garantir a rastreabilidade do campo até o produto final é um ponto forte na execução da nossa estratégia. Como grupo agroindustrial líder em seus mercados, é essencial que a Tereos continue a acelerar suas ações em termos de descarbonização”, disse em nota Olivier Leducq, CEO global da Tereos.

Para o Brasil, a Tereos tem apostado na produção de biogás e biometano. A empresa inaugurou em 2022 sua primeira planta de biogás em Olímpia (SP) e já realizou testes para o uso do biometano no abastecimento de seus caminhões canavieiros.

Pierre Santoul, presidente da Tereos no Brasil (Divulgação Tereos)

A meta é que, até 2030, 100% desses equipamentos utilizem esse combustível em substituição ao combustível fóssil. Na área agrícola, a empresa vem adotando o uso de fertilizantes orgânicos em detrimento dos minerais nitrogenados.

Publicidade

“O uso de energia renovável proveniente da biomassa é o grande diferencial competitivo em termos de carbono. No entanto, seguimos buscando novas oportunidades para continuar reduzindo nosso impacto, alinhadas com as nossas metas globais de descarbonização”, explica Pierre Santoul, diretor-presidente da Tereos no Brasil.

Newsletter

IM Business Agro

Inscreva-se na newsletter e receba análises exclusivas sobre tudo que movimenta o universo do agronegócio, além de uma curadoria com o que de melhor aconteceu ao longo da semana

Preencha o campo corretamente!
E-mail inválido!
Preencha o campo corretamente!
Preencha o campo corretamente!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.