Previ reitera indicações para troca de presidente do conselho da Vale

Fundo de pensão mantém apoio a Ollie para a presidência do colegiado e diz que proposta busca reforçar a governança; conselho recomendou rejeição do pleito

Reuters

Ativos mencionados na matéria

Mina de cobre do Sossego, operada pela mineradora brasileira Vale, vista de um avião em Canaá dos Carajás
11 de setembro de 2025
REUTERS/Amanda Perobelli
Mina de cobre do Sossego, operada pela mineradora brasileira Vale, vista de um avião em Canaá dos Carajás 11 de setembro de 2025 REUTERS/Amanda Perobelli

Publicidade

A Previ reiterou nesta terça-feira (23), em nota, sua decisão de solicitar ao conselho de administração da Vale (VALE3) a convocação de uma assembleia para deliberar sobre a destituição do presidente do colegiado e a eleição de um novo membro, após o conselho decidir recomendar aos acionistas a rejeição das mudanças.

A assembleia para votar o tema está marcada para 22 de julho.

Segundo a Previ, a iniciativa está alinhada ao seu papel de investidora institucional, comprometida com a fiscalização e a indução das melhores práticas para uma governança sólida, independente e livre de interferências, em linha com o modelo de empresa de capital difuso, ou corporation.

Ferramenta do InfoMoney

Baixe agora (e de graça)!

O fundo de pensão manifestou apoio a Manuel Lino Silva de Souza Oliveira, conhecido como Ollie, que já integra o conselho, para assumir a presidência do CA. Segundo a entidade, o movimento “está fundamentado não apenas em seu reconhecido perfil técnico, independente e com ampla experiência internacional, mas também no fato de já exercer a posição de lead independent director (LID)”.

A Previ afirmou ainda que Ollie está credenciado a conduzir “com legitimidade e consistência o processo de renovação do conselho de administração previsto para os próximos ciclos, incluindo o horizonte de 2027”.

O fundo disse também que não tem a intenção de indicar presidente do conselho em 2027 e que apoiará candidatos independentes na Assembleia Geral Ordinária do próximo ano.

A Previ acrescentou ainda que a indicação de José Maurício Pereira Coelho para a vaga de Daniel Stieler, atual presidente do conselho, “é uma indicação técnica, relevante e com receptividade pelo mercado”.

“A eventual substituição se insere em um processo natural de renovação e no contexto de evolução das demandas do mercado por maior independência e robustez institucional”, disse a Previ, em comunicado.

Rejeição do conselho

A decisão do conselho de recomendar aos acionistas a rejeição do pedido da Previ ocorreu por maioria, em reunião realizada na última sexta-feira, presidida por Stieler, quando os membros se reuniram para decidir sobre a convocação da AGE, aprovada por unanimidade.

Continua depois da publicidade

Segundo ata publicada nesta terça-feira, os conselheiros Fernando Buso, indicado por Bradespar, e Shunji Komai, da Mitsui & Co., além de Ollie, abstiveram-se de votar sobre o apoio ou não à destituição de Stieler, enquanto o conselheiro indicado pela Previ, Marcio Chiumento, votou a favor.

Os demais integrantes, incluindo o próprio Stieler, decidiram recomendar a rejeição do pedido da Previ.

A votação foi sugerida após a apresentação ao conselho de informações sobre a evolução da governança da companhia e da atuação do colegiado, com indicadores e feitos realizados, segundo a ata, que também mencionou percepções de “estranhamento e intempestividade” da carta apresentada pela acionista.

Continua depois da publicidade

Stieler acrescentou na reunião que realizou recente roadshow com investidores brasileiros e estrangeiros, junto com outros conselheiros, e que houve reconhecimento da evolução da governança da companhia, da transparência, da valorização do contato direto com o conselho, da estabilidade, do foco estratégico, da evolução cultural e da robustez financeira, além da cooperação entre o conselho e a gestão, entre outros pontos de feedback positivo.

Já em relação à indicação de José Maurício Pereira Coelho, o conselho reconheceu que ele reúne características que o habilitariam a ocupar a posição, mas decidiu não se manifestar, uma vez que ele ainda não havia sido avaliado no processo formal de indicação da Vale.

Na reunião, o conselho também aprovou a indicação de Ieda Gomes Yell para o cargo de conselheira, por ela ter sido avaliada e selecionada no âmbito do processo de indicação conduzido para o mandato em curso.

Continua depois da publicidade

A ata da reunião aponta ainda que Ollie confirmou sua candidatura à presidência do conselho, enquanto Marcelo Gasparino afirmou ter interesse em também disputar a vaga.