Conteúdo editorial apoiado por

Presidente do Banco do Brasil entra na lista de mulheres mais poderosas do mundo da Forbes

Tarciana Medeiros é única representante do Brasil na lista

Iuri Santos

Publicidade

A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, foi eleita uma das mulheres mais poderosas do mundo na lista da Revista Forbes. A executiva, que está na chefia da instituição desde janeiro de 2023, é a única brasileira no ranking.

Medeiros ocupa a 24ª posição na lista da Forbes e divide presença com figuras como a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen (1ª), a vice-presidente americana, Kamala Harris (2ª) e a CEO da empresa de saúde CVS Health, Karen Lynch (6ª).

Funcionário de carreira no BB, a paraibana de Campina Grande foi a primeira mulher a sentar na cadeira de presidente do banco centenário e é descrita pela Forbes como uma promotora ferrenho de políticas ambientais. A publicação menciona, por exemplo, a parceria de US$ 250 milhões encaminhada pelo BB junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em setembro deste ano.

Antes de entrar no banco, Medeiros foi feirante e professora. Sua carreira começou em 2000, quando assumiu uma função como gerente de uma agência em Posto de Mata (BA). Formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Administração, Negócios e Marketing e em Liderança, Inovação e Gestão, assumiu o seu primeiro cargo de gestão na instituição em 2022.

Medeiros foi nomeada pelo presidente Lula à presidência da instituição em 13 de janeiro, após a demissão do antigo dono do cargo, Fausto Ribeiro. Em dezembro de 2022, Lula já havia prometido que indicaria duas mulheres à presidência dos bancos públicos, BB e Caixa. No par, a indicada foi Rita Serrano, que deixou o cargo em outubro para a entrada de Carlos Antônio Vieira Fernandes.

IM Business

Newsletter

Quer ficar por dentro das principais notícias que movimentam o mundo dos negócios? Inscreva-se e receba os alertas do novo InfoMoney Business por e-mail.

Preencha o campo corretamente!
E-mail inválido!
Preencha o campo corretamente!
Preencha o campo corretamente!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.