Conteúdo editorial apoiado por

OpenAI lança nova versão do ChatGPT aberta para todos os usuários  

O GPT-4o é duas vezes mais rápido e custa metade do GPT-4 Turbo

Equipe InfoMoney

Logo da OpenAI (REUTERS/Dado Ruvic)

Publicidade

A OpenAI lançou nesta segunda-feira (13) um novo modelo de IA e versão desktop do ChatGPT, juntamente com uma nova interface de usuário. O anúncio foi feito pela CTO Mira Murati, em um evento transmitido ao vivo.  

Segundo Murati, a atualização do ChatGPT melhorou recursos de texto, imagens e áudio e irá abrir o uso da plataforma para todos, incluindo usuários gratuitos da OpenAI. Entretanto, os assinantes vão poder processar “cinco vezes” mais conteúdos na versão paga.

“Esta é a primeira vez que estamos realmente dando um grande passo à frente quando se trata da facilidade de uso”, disse a diretora de tecnologia. 

Continua depois da publicidade

Essa nova linguagem foi chamada de GPT-4o, uma rede neural cinco vezes mais veloz do que o GPT-4 anterior, com as mesmas capacidades de resposta, porém menos necessidade de processamento de dados.

Uma das novidades do sistema é a capacidade de analisar imagens em tempo real. Em uma demonstração ao vivo, a plataforma conseguiu resolver um problema matemático escrito em papel e contou histórias com variação no tom de voz.  

O novo modelo também melhorou a qualidade e a velocidade do ChatGPT para 50 idiomas diferentes, além de expandir a memória. Será possível retomar conversas, com a IA mantendo a continuidade do diálogo.  

Continua depois da publicidade

Este foi um dos maiores anúncios da OpenAI desde o lançamento do ChatGPT Enterprise. A empresa afirmou que abrirá a API para que os desenvolvedores possam começar a construir aplicativos usando o novo modelo.  

O GPT-4o é duas vezes mais rápido e metade do custo do GPT-4 Turbo, disse Murati. 

Um recorde de US$ 29,1 bilhões foi investido em quase 700 negócios de IA generativa em 2023, um aumento de mais de 260% em relação ao ano anterior, de acordo com o portal CNBC. Prevê-se que o mercado atinja US$ 1 trilhão em receita em uma década. 

Continua depois da publicidade

Após o lançamento do ChatGPT, em novembro de 2022, o aplicativo quebrou recordes de consumo que mais cresceu na história dentro de um curto período de tempo. Atualmente, tem cerca de 100 milhões de usuários ativos semanais.  

(Com agências internacionais)