Conteúdo editorial apoiado por

O super-navio de 200 metros da BYD que levou ao Brasil mais de 5 mil veículos

Veículo saiu da China e concluiu sua segunda viagem, a primeira ao continente americano, após viagem de 27 dias

Equipe InfoMoney

Publicidade

Na última semana, atracou no Nordeste brasileiro o navio gigante da montadora chinesa BYD, trazendo a bordo 5.459 veículos, entre elétricos e híbridos, para abastecer o mercado nacional. As imagens do “porta-carros”, ou Explorer No. 1 BYD, causaram forte impressão pelo porte do veículo. Foi sua primeira viagem em continente americano.

O navio oficial a montadora foi entregue em janeiro no porto de Yantai, na província de Shandong, na China, e acaba de finalizar sua segunda viagem, após ter chegado ao Porto de Suape, em Pernambuco, no dia 27 de maio.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

Com capacidade para transportar até 7 mil veículos, o Explorer da BYD mede 199,9 metros de comprimento e, segundo a montadora chinesa, possui a mais moderna tecnologia de navegação. A viagem da China ao Brasil durou 27 dias. A embarcação possui 23 tripulantes, a maioria deles da Bulgária, informou a empresa. 

Carros transportados ao Brasil em navio da BYD. (Crédito: BYD/Divulgação)

“Nós acreditamos que é possível manter a sustentabilidade e a tecnologia em todas as nossas soluções de mobilidade verde e estamos cada vez mais comprometidos em contribuir para fortalecer a logística internacional ecológica e inteligente. E o Brasil é, sem dúvidas, uma de nossas maiores apostas, em todos os sentidos”, diz Tyler Li, presidente da BYD do Brasil. 

No Porto do Suape foi a maior movimentação de veículos automotivos já vista. Nos cinco primeiros meses do ano, a BYD já emplacou mais de 25,5 mil unidades, 43% a mais do que todos os emplacamentos de 2023 (17,9 mil). Em abril, a empresa se tornou a nona montadora a emplacar mais carros no Brasil, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Continua depois da publicidade

Navio da BYD chega ao Brasil com mais de 5 mil carros a bordo. (Crédito: BYD/Divulgação)

A montadora está construindo uma nova fábrica em Camaçari, na Bahia e pretende começar a montar os carros na Bahia até o final do ano.

As exportações também estão em alta. Em 2023, a BYD exportour 242.765 veículos, crescimento anual de 334,2%. Já em vendas anuais, atingiu mais de 3,02 milhões de unidades.