Conteúdo editorial apoiado por

A lição de Guilherme Benchimol aos empreendedores: é preciso se transformar sempre 

Benchimol falou sobre os desafios de empreender no Brasil em evento que aconteceu em São Paulo

Mariana Amaro

Guilherme Benchimol, fundador e presidente do conselho de administração da XP (Foto: Divulgação)
Guilherme Benchimol, fundador e presidente do conselho de administração da XP (Foto: Divulgação)

Publicidade

O que trouxe a empresa até um certo ponto do crescimento não é o que a levará adiante. Entender isso – e que é preciso mudar e se transformar constantemente – é um dos principais desafios para os empreendedores, segundo Guilherme Benchimol, fundador da XP Inc (XPBR31).

Leia também: Guilherme Benchimol: o economista que partiu para cima dos bancos e revolucionou o mercado financeiro com a XP

O conselho foi dado durante uma participação de Benchimol no ABVCAP Experience 2025, realizado pela Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), na semana passada, em São Paulo. 

Para Benchimol, alguns pontos foram essenciais para mudar a sua visão do negócio, como a entrada de novos sócios e a formação de um conselho de administração.

Leia também: Empreender exige a disciplina de um atleta, diz Guilherme Benchimol, da XP

O primeiro, serviu para trazer uma nova visão para o negócio e o segundo serviu para mostrar a importância de um planejamento. “Tinha uma crença que a execução era muito mais importante do que montar um plano”, disse. Hoje, afirmou, ele já entende a importância de planejar com calma, analisando os dados, antes de ‘começar a correr’.

Continua depois da publicidade

A história da XP Inc

A história de crescimento exponencial da XP Inc já foi tema de episódio do Do Zero ao Topo, o programa que conta as histórias de homens e mulheres por trás das grandes empresas do Brasil.

Em entrevista ao podcast, Benchimol contou que um dos piores momentos aconteceu em 2009, quando a XP Investimentos deixava de ser uma simples corretora para se tornar uma plataforma de investimentos e ele ainda tentava cuidar de cada detalhe da operação. “Foi um período difícil. Eu não tinha um mentor. Ninguém te ensina sobre essa fase de um empreendedor”, afirma. Ouça o episódio completo nos agregadores de podcasts.

Mariana Amaro

Jornalista com experiência na cobertura de negócios e empreendedorismo. Apresenta o podcast Do Zero ao Topo