Conteúdo editorial apoiado por

Nvidia aposta em agentes de inteligência artificial e não quer ser “apenas GPU”

Marcio Aguiar, diretor executivo da Nvidia para a América Latina, a próxima era da inteligência artificial será a dos robôs físicos inteligentes

Flávio Moreira

Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina (Foto: Divulgação/Nvidia)
Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina (Foto: Divulgação/Nvidia)

Publicidade

A inteligência artificial está prestes a dar seu próximo salto e a Nvidia quer liderar essa transformação. Durante palestra no Web Summit Rio 2025, Marcio Aguiar, diretor executivo da Nvidia para a América Latina, apresentou o conceito de Agente AI como a próxima grande fronteira da tecnologia.

Com mais de 25 anos de experiência em vendas e tecnologia, Aguiar destacou a mudança de paradigma que está em curso: “IA não é mais uma ferramenta apenas para as áreas de tecnologia, ela é usada em todos os departamentos das empresas”, afirmou.

Leia também: ‘Veremos novas DeepSeeks sendo anunciadas ao longo do ano’, diz diretor da Nvidia

Continua depois da publicidade

Segundo o executivo, a Nvidia está reinventando suas iniciativas em tecnologia da informação, indo muito além das GPUs que consagraram a companhia. “Estamos trazendo uma nova estrutura com soluções completas, não apenas o GPU”, disse, sinalizando uma nova estratégia de negócios que combina hardware, software e serviços de IA integrados.

O destaque da apresentação foi a visão da Nvidia sobre a próxima era da inteligência artificial: robôs físicos inteligentes. Aguiar explicou o novo ciclo de desenvolvimento: simular, treinar e implantar robôs no mundo real. “A nova era da IA está sendo feita com robôs físicos”, declarou, reforçando a aposta da empresa.

Flávio Moreira

Flávio Moreira é jornalista especializado em estratégia e inovação no mercado de mídia. Atualmente, atua como Coordenador de Parcerias e Estratégia no InfoMoney, tendo passado por posições de liderança como Editor-chefe de Assinaturas e Novos Projetos no UOL, Head de Conteúdo no Torcedores.com e Gestor de Comunidades FIFA na Electronic Arts. Além de sua trajetória profissional, Flávio é autor de uma newsletter sobre tendências e inovação para publishers, que conta com mais de 6 mil assinantes em busca de insights sobre o futuro da comunicação.