Conteúdo editorial apoiado por

Nude: a história da empresa que transformou resíduo em um novo produto

Em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo, a fundadora da Nude, Giovanna Meneghel contou a história da empresa e falou sobre a criação de um novo produto a partir de biomassa

Carolina Paes

Publicidade

Desde o primeiro dia, a Nude nasceu com uma proposta diferente. Não apenas substituir o leite, mas repensar como alimentos são produzidos e comunicados. Além do rótulo limpo e poucos ingredientes, a marca foi pioneira ao estampar a pegada de carbono em suas embalagens.

“A gente nunca tentou ser o leite. A Nude é uma bebida de aveia, com ocasiões de consumo muito claras. Pouquíssimas marcas calculam e deixam claro o impacto ambiental do produto. Isso foi decisivo para levantar investimento”, diz a fundadora da marca, Giovanna Meneghel, em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo.

A empreendedora participou da série do Do Zero ao Topo que conta com o apoio da XP Empresas, e vai contar as trajetórias dos empreendedores que investiram na transformação do seu negócio.

Começo da Nude

A empresa começou com uma rodada anjo de amigos e familiares e, depois, atraiu investidores institucionais. Hoje, a Nude conta com 17 SKUs, está presente em todos os estados brasileiros e exporta para países como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Paraguai. O time soma cerca de 50 colaboradores.

Leia também: Como a Nude nasceu na pandemia e reinventou o mercado de aveia no Brasil
Apesar do crescimento, Giovanna faz questão de se afastar da lógica de “crescer a qualquer custo”. Segundo ela, o capital de risco foi importante para acelerar o início, mas não define a forma como a Nude opera. “Eu sempre tive um pé atrás com essa ideia. A empresa precisa ser saudável financeiramente e andar com as próprias pernas.”

Preocupação ambiental

Um dos projetos mais simbólicos da Nude nasceu justamente da preocupação ambiental. A empresa transformou a biomassa que antes era descartada na produção da bebida de aveia em um cereal proteico considerado o primeiro alimento circular do Brasil.

Continua depois da publicidade

“Quando a gente fala de impacto climático, o grande desafio está no escopo 3, que é toda a cadeia produtiva”, explica. “Esse projeto reduz em até 7% as emissões dos nossos produtos.”

A iniciativa rendeu reconhecimento internacional e um prêmio do Pacto Global da ONU.

Para saber mais detalhes da história da empresa e conhecer a estratégia para o futuro, veja o episódio completo no Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube e em sua versão de podcast nas principais plataformas de streaming como ApplePodcasts, Spotify, Deezer,Spreaker, Castbox e Amazon Music.

Continua depois da publicidade

Leia também: Como a PACCO cresceu 12 vezes e virou referência nacional em hidratação e bem-estar

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo é uma produção do InfoMoney e esta edição, que tem o apoio da XP Empresas, contará as trajetórias dos empreendedores que investiram na transformação do seu negócio.