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Novo Atacarejo encaminha compra de pontos do Grupo Carrefour em dois estados

Transação envolve duas unidades da rede Todo Dia e ocorre em um momento em que o Carrefour sinaliza priorizar Atacadão e Sam’s

Rikardy Tooge

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O Novo Atacarejo, empresa do segmento de varejo alimentar com atuação em Pernambuco e na Paraíba, celebrou nos últimos dias de 2023 um acordo para assumir dois pontos comerciais, um em Garanhuns (PE) e outro em Campina Grande (PB), de uma subsidiária do Grupo Carrefour Brasil. O acordo foi aprovado sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no dia 29 de dezembro e os valores não foram revelados.

As lojas operam atualmente sob a bandeira Todo Dia, que pertence ao Bompreço, uma das marcas do Carrefour no Brasil. Na justificativa apresentada ao Cade, o Novo Atacarejo explica que a aquisição é parte central de sua estratégia de expansão dentro de municípios de sua área de atuação. Para o Carrefour, a transação foi assinalada como uma oportunidade de negócios, bem como uma forma de melhorar sua eficiência financeira e dentro de sua “política de constante manutenção do parque de ativos”.

Apesar do acordo entre as empresas e o aval do órgão antitruste, há um impasse a ser resolvido em Campina Grande, uma vez que o proprietário do local não se mostrou interessado na troca do locatário (leia mais abaixo).

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Unidade do Novo Atacarejo (Divulgação)

No fim de novembro, o Grupo Carrefour já havia sinalizado ao mercado que sua estratégia de crescimento se concentraria nas redes Atacadão, Sam’s Club e pequenas lojas Express. À época, o chairman Abílio Diniz indicou que as bandeiras Bom Preço, Nacional e Todo Dia deverão perder espaço nesse novo contexto. “Carrefour nunca foi vocacionado para supermercado. Aqui [Brasil] também não tenho notado ainda uma grande vocação para supermercado”, disse Diniz.

O Carrefour Brasil encerrou o terceiro trimestre de 2023 com 143 hipermercados no Brasil, ante 170 unidades no fim de 2022. Além disso, a base de pontos de venda da empresa tinha no final do terceiro trimestre 47 lojas Sam’s Club, 361 unidades do Atacadão e 243 supermercados. O faturamento total do Carrefour Brasil no período somou R$ 84,4 bilhões.

Impasse em Campina Grade

Após a publicação da reportagem, a empresa TerraNova Empreendimentos, proprietária de um dos imóveis em questão, o de Campina Grande (PB), entrou em contato com o IM Business para assegurar que sua relação comercial segue com o grupo Bom Preço e que não há nenhum contrato de venda ou locação deste espaço para o Novo Atacarejo. Acrescenta que qualquer mudança de locatário deverá ser aprovada pela companhia.

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O IM Business, então, questionou se a TerraNova iria negar uma eventual mudança de locatário do ponto comercial. “A Diretoria esteve em Belo Horizonte na semana passada e a conversa com o Novo Atacarejo foi total e completamente improdutiva, portanto, o contrato segue com exclusividade para o CNPJ do Bom Preço Supermercados”, completou a TerraNova.

IM Business

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Rikardy Tooge

Repórter de Negócios do InfoMoney, já passou por g1, Valor Econômico e Exame. Jornalista com pós-graduação em Ciência Política (FESPSP) e extensão em Economia (FAAP). Para sugestões e dicas: rikardy.tooge@infomoney.com.br