Publicidade
A Microsoft anunciou o desenvolvimento de dois novos chips de infraestrutura para seus data centers, que ajudarão a acelerar as operações de inteligência artificial e aumentar a segurança dos dados, durante a conferência Ignite nesta terça-feira.
Leia também: “SPFC University”: São Paulo lança faculdade para formar profissionais do esporte
A Microsoft tem dedicado recursos significativos para desenvolver silício de fabricação própria voltado para uso geral e inteligência artificial. Assim como os concorrentes Amazon.com e Google, os engenheiros da Microsoft afirmam que há benefícios de desempenho e custo ao projetar chips personalizados para suas necessidades.
A criação de chips personalizados pode reduzir a dependência da Microsoft dos processadores fabricados pela Intel e pela Nvidia.
Os dois novos chips da Microsoft são projetados para serem instalados profundamente na infraestrutura de seus data centers. Um chip é voltado para aumentar a segurança, enquanto o outro é destinado ao processamento de dados.
Leia também: Warner Bros Discovery estende parceria com NBA por 11 anos
A empresa concentra esforços no design de uma série de processadores para data centers com o objetivo de “otimizar cada camada da infraestrutura” e garantir que os data centers da Microsoft processem informações com a velocidade exigida pela IA, afirmou a vice-presidente-executiva da Azure Hardware Systems and Infrastructure, Rani Borkar.
Continua depois da publicidade
Os engenheiros instalarão o novo chip de segurança, chamado Azure Integrated HSM, em cada novo servidor destinado a um data center a partir do próximo ano. O chip tem como objetivo manter os dados cruciais de criptografia e segurança dentro do módulo de segurança.