Conteúdo editorial apoiado por

Microsoft anuncia demissão em massa de 3% das posições globalmente

Gigante de tecnologia faz nova rodada de cortes, atingindo cargos em todos os níveis e regiões, mesmo após resultados positivos; demissões podem atingir cerca de 6.800 postos

Paulo Barros

Publicidade

A Microsoft (BDR: MSFT34) confirmou nesta terça-feira (13) a demissão de aproximadamente 3% de sua força de trabalho global. A medida afeta milhares de funcionários em diferentes áreas, níveis e regiões da empresa. Baseado no número de 228 mil colaboradores no mundo divulgado em junho do ano passado, o corte afetaria cerca de 6.800 postos de trabalho.

“Continuamos implementando mudanças organizacionais necessárias para posicionar melhor a empresa em um mercado dinâmico”, afirmou a empresa em nota compartilhada com a imprensa.

Leia também:

Continua depois da publicidade

7 Magníficas: apenas Microsoft ganha valor de mercado durante nova gestão Trump

OpenAI negocia com Microsoft para desbloquear novos financiamentos e IPO, diz jornal

O corte ocorre após a divulgação de resultados trimestrais acima das expectativas. Em abril, a Microsoft reportou lucro líquido de US$ 25,8 bilhões e fez projeções otimistas para os próximos meses.

Continua depois da publicidade

Segundo a companhia, as demissões não estão relacionadas a desempenho, mas sim a um objetivo de reduzir camadas de gestão, em estratégia semelhante à adotada pela Amazon no início do ano.

A nova rodada de cortes pode ser a maior desde janeiro de 2023, quando a Microsoft eliminou 10 mil posições. Na época, a reestruturação também buscava ajustar operações frente a mudanças no mercado e na adoção de inteligência artificial.

Em meio ao anúncio de cortes, as ações da companhia apresentam queda de 0,39% nesta terça-feira (13), pouco antes das 13h. O papel, no entanto, fechou a sessão da véspera no maior valor do ano, a US$ 449,26.

Paulo Barros

Jornalista, editor de Hard News no InfoMoney. Escreve principalmente sobre economia e investimentos, além de internacional (correspondente baseado em Lisboa)