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Meta e OpenAI enfrentam investigação nos EUA sobre impacto de chatbots em crianças

Agência de defesa do consumidor e antitruste informou na quinta-feira que enviou as ordens para coletar dados e estudar como as empresas medem, testam e monitoram seus chatbots

Bloomberg

Criança usando tablet - tecnologia (Foto: Nadine Doerlé por Pixabay)
Criança usando tablet - tecnologia (Foto: Nadine Doerlé por Pixabay)

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(Bloomberg) — A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) ordenou que a Alphabet Inc., dona do Google, a OpenAI Inc., a Meta Platforms Inc. e outros quatro fabricantes de chatbots de inteligência artificial entreguem informações sobre os impactos de suas tecnologias em crianças.

A agência de defesa do consumidor e antitruste informou na quinta-feira que enviou as ordens para coletar dados e estudar como as empresas medem, testam e monitoram seus chatbots, além das medidas adotadas para limitar o uso dessas ferramentas por crianças e adolescentes. As sete empresas incluem Google; OpenAI; Meta e sua unidade Instagram; Snap Inc.; xAI, de Elon Musk; e Character Technologies Inc., desenvolvedora do Character.AI.

Os desenvolvedores de chatbots enfrentam um escrutínio crescente sobre se estão fazendo o suficiente para garantir a segurança dos serviços e evitar que usuários se envolvam em comportamentos perigosos. No mês passado, os pais de um estudante do ensino médio da Califórnia processaram a OpenAI, alegando que o ChatGPT isolou o filho da família e o ajudou a planejar seu suicídio em abril. A empresa afirmou que expressou suas condolências à família e está revisando a reclamação.

Google e Snap não comentaram imediatamente, enquanto OpenAI, xAI e Character.AI não responderam aos pedidos de comentário. A Meta recusou-se a comentar. Recentemente, a empresa tomou medidas para garantir que seus chatbots evitem interagir com menores sobre temas como automutilação e suicídio.

Segundo a lei dos EUA, empresas de tecnologia são proibidas de coletar dados de crianças menores de 13 anos sem permissão dos pais. Há anos, membros do Congresso tentam estender essas proteções para adolescentes mais velhos, mas até agora nenhuma legislação avançou.

A FTC conduz a investigação sob sua autoridade chamada 6(b), que permite emitir intimações para realizar estudos de mercado. A agência geralmente publica um relatório após analisar as informações das empresas, embora esse processo possa levar anos.

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Embora as informações sejam coletadas para fins de pesquisa, a FTC pode usar os dados para abrir investigações oficiais ou auxiliar em investigações em andamento. Desde 2023, a agência investiga se a OpenAI violou leis de proteção ao consumidor com seu popular chatbot de IA conversacional, o ChatGPT.

A agência, atualmente composta inteiramente por republicanos após o presidente Donald Trump ter removido os democratas da FTC no início deste ano, votou 3 a 0 para abrir o estudo. Em declarações, dois membros do partido enfatizaram que o estudo está alinhado com o plano de ação de IA de Trump, ajudando os formuladores de políticas a entender melhor a tecnologia complexa. Eles também citaram várias reportagens recentes sobre adolescentes e crianças que recorreram a chatbots para discutir pensamentos suicidas, romance ou sexo.

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