Conteúdo editorial apoiado por

Mais de 4% da área de soja terá que ser replantada em MT, diz Imea

Calor e falta de chuvas prejudicaram lavouras no Estado

Fernando Lopes

Publicidade

Pouco mais de 4% da área de plantio de soja prevista para Mato Grosso nesta safra 2023/24 (12,22 milhões de hectares) terá de ser replantada por causa de problemas climáticos, segundo estimativa do Instituto de Economia Agropecuária (Imea). De acordo com o órgão, o forte calor e os longos períodos sem chuvas desde que a semeadura foi liberada no Estado, em meados de setembro, prejudicaram as lavouras, e muitas delas também terão seu potencial produtivo reduzido.

Mato Grosso lidera a produção brasileira de grãos, e no Estado o plantio de soja está na reta final. Até o dia 24, os trabalhos foram concluídos em 98,4% da área prevista, conforme o Imea, acelerados por chuvas um pouco mais regulares na semana passada. Nos cálculos do instituto, a produtividade média das plantações alcançará 59,7 sacas por hectare, 4,2% menos que em 2022/23, e a colheita deverá totalizar 43,8 milhões de toneladas, com retração de 3,4%.

Newsletter

IM Business Agro

Inscreva-se na newsletter e receba análises exclusivas sobre tudo que movimenta o universo do agronegócio, além de uma curadoria com o que de melhor aconteceu ao longo da semana

Preencha o campo corretamente!
E-mail inválido!
Preencha o campo corretamente!
Preencha o campo corretamente!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados

Fernando Lopes

Cobriu o setor de energia e foi editor do semanário Gazeta Mercantil Latino-Americana até 2000. Foi editor de Agro no Valor Econômico até fevereiro de 2023.