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O folclórico espaço que a Livraria Cultura ocupou por mais de cinco décadas no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, será finalmente inaugurado pelo novo dono: Magalu.
Os mais de 4 mil metros quadrados abrigam agora a nova Galeria Magalu, que será aberta para o grande público a partir desta terça-feira, 9 de dezembro, dividida em espaços dedicados a outras marcas do ecossistema, como KaBuM!, Época Cosméticos, Netshoes e Estante Virtual.
O Teatro Eva Herz, que também ficava na Livraria Cultura, foi mantido, mas com uma alteração: agora ele se chama “Teatro YouTube – Sala Eva Herz” e, como o nome sugere, será administrado pela empresa, com foco em receber eventos e convidados diariamente, sobretudo criadores de conteúdo que tenham relação com as marcas do ecossistema Magalu.
Além disso, o espaço abrigará o segundo centro de serviços autorizado da Apple em São Paulo e uma unidade da cafeteria We Coffee.
A operação demandou um processo específico para a seleção e treinamento de 175 colaboradores das áreas de vendas, estoque e caixa que fossem capazes de girar o negócio que funcionará no mesmo modelo de omnicanalidade das lojas do grupo, com prateleira infinita e ponto de retirada de produtos, acompanhado de novidades como assistência técnica, espaço gamer para uso coletivo e gratuito e até montagem de PCs gamers.

Segundo Fred Trajano, CEO do Magazine Luiza, a Galeria Magalu busca reforçar ainda mais a característica de ser multicanal dentro do ecossistema da companhia. “A Época Cosméticos não era multicanal, assim como a Netshoes e a Estante Virtual. E a gente precisava fazer essa multicanalidade funcionar no ecossistema inteiro. Além da proposta de valor para o cliente, essa loja materializa nosso ecossistema”, completou.
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Além disso, de acordo com o executivo, a estratégia de unir várias marcas e serviços em um único espaço tem a intenção de melhorar um problema latente das lojas de departamento: o fluxo de pessoas. “O conceito de loja de departamento está um pouco datado. Então tentamos redesenhar em um contexto mais moderno, mantendo o que a loja de departamento tem de bom – o encontro, a experiência – mas resolvendo o problema de fluxo de pessoas”.
Para Trajano, o Teatro YouTube endereça o desafio do fluxo. “É um espaço ‘streamável’, ou seja, foi feito para criadores de conteúdo, seja vídeo, podcast e etc. Eu queria um teatro que tivesse, além das peças tradicionais, uma agenda constante de programação de criadores de conteúdo para terem encontros físicos com a sua audiência. E se tem uma coisa que o criador traz é fluxo de pessoas”, avaliou.
A Livraria Cultura
A Livraria Cultura foi tema recorrente durante a apresentação do espaço à imprensa, sendo classificada pelos executivos como um “espaço histórico”.
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“Tínhamos a missão de criar algo a altura da história do espaço, mas sem olhar para o passado; olhando para o futuro”, afirmou Fred Trajano.
Luiza Trajano, presidente do conselho administrativo da companhia, reforçou que a empresa se esforçou ativamente para preservar o espaço. “Tudo o que a gente podia deixar nós deixamos. Eu lancei meu livro aqui, então existe toda uma história. Tenho certeza que tivemos mais carinho com a Livraria Cultura do que a gente mesmo. Somos uma família que respeita o passado, mas está no presente”.

Do passado, restou a estrutura: a arquitetura da loja permaneceu a mesma, assim como a mesma divisão de espaços, as mesmas escadas, o mesmo dragão pendurado no teto e até as marcas das inscrições “livraria cultura”. Contudo, o lugar agora está repleto de eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, itens de cozinha, roupas e artigos esportivos, produtos de beleza e, em uma proporção infinitamente menor do que outrora, de livros, exclusivamente na área de Estante Virtual.
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Na saída da loja da Alameda Santos foi montado o Espaço Pina, que trará sempre uma porção do acervo da Pinacoteca de São Paulo. A exposição inaugural é intitulada “Jogo de Cena — obras do acervo da Pinacoteca de São Paulo”. Segundo o Magazine Luiza, ao longo do tempo, outras das 12.000 obras da Pinacoteca poderão ser expostas no espaço.
A unidade funcionará das 9h às 21h, de segunda a sábado, e das 10h às 18h, aos domingos. Na data da inauguração, 9 de dezembro, a Galeria receberá o público a partir das 11h30. A programação das ações na megaloja será divulgada na página do Instagram @galeriamagalu.