Publicidade
Um casamento de sucesso: é assim que a Live!, empresa de roupas esportivas pode ser definida – em muitas frentes. A empresa que fabrica mais de 6 milhões de peças por ano, deve encerrar este ano com 300 lojas e ultrapassou o faturamento de R$ 500 milhões no ano passado (mirando seu primeiro), credita parte de seu sucesso à união entre moda e performance.
“A Jo (Joice Sens) tem um conhecimento técnico e de produto incrível e uma vocação
enorme para a moda. Ela tem esse talento que trouxe um diferencial para o produto”, diz Gabriel Sens, co-fundador e CEO da Live!, e marido de Joice, a confudadora e responsável pelo desenvolvimento do produto.
Em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo, o casal empreendedor falou sobre a história de mais de duas décadas da companhia fundada em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, mesma cidade onde nasceu a gigante Weg (WEGE3) e que, mesmo de forma indireta, deu um empurrãozinho na criação da Live!
GRATUITO
CURSO DE DIVIDENDOS
Descubra o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal; começando já nas próximas semanas
“Meu pai foi contratado pelo fundadores da Weg em 1968 para ser o primeiro engenheiro da empresa. Na época, a companhia tinha menos de 200 funcionários. Ficou lá dos 25 aos 70 anos quando se aposentou, já como conselheiro. A história daqueles empreendedores, que criaram uma gigante, sempre foi uma inspiração para mim. Foi por isso que eu sempre quis empreender”, diz Gabriel.
Joice também teve inspiração em casa: sua mãe trabalhava como costureira. Aos 17 anos, quando ela já estudava a formação técnica em estilismo, um encontro despretensioso de grupos de amigos no centro da cidade colocou Gabriel e Joice frente a frente pela primeira vez. Ele ficou encantado e conseguiu o telefone da moça. Os dois começaram a namorar mas ainda não traçavam planos de unir o espírito empreendedor de um com o talento para moda do outro.
Com dois anos de relacionamento, Gabriel se mudou para São Paulo para estudar (e avaliar possibilidades de negócios) e percebeu a crescente tendência de uso de roupas “de academia” no dia a dia das pessoas.
Continua depois da publicidade
Naquela época, no início dos anos 2000, havia cerca de 7.000 academias no Brasil, mas a tendência, segundo estudos de mercado do casal, era que o número crescesse exponencialmente. “Havia muita reportagem falando sobre a importância e os benefícios de se exercitar. Essa tendência seria global”, diz Gabriel. Mas havia desafios para começar uma confecção do tipo. “Costurar esse tipo de peça é muito diferente do que eu estava acostumada. Então comecei a fazer cursos complementares e fomos olhar para o mercado”, relembra Joice.
A Live! nasceu, primeiro, como uma atacadista. “Nosso plano era ir para o varejo de moda fitness, mas preferimos começar pelo atacado, para, de certa forma, ir do interior para as capitais, fortalecendo a marca aos poucos e aprendendo sobre o setor”, diz Gabriel. Para dar o primeiro passo, o casal empreendedor contou com o apoio financeiro de amigos e familiares, que toparam emprestar o capital inicial.
Em julho de 2002, a empresa começou a funcionar e a primeira coleção foi lançada em 2003. Mas, no ano seguinte, uma novidade mudaria tudo novamente. “A gente estava naquele início, no registro de marca quando, em 2004, eu engravidei. Tinha 21 anos e estávamos numa fase de começo de empresa, que exige uma dedicação e doação muito fortes. Pensamos ‘como é que a gente vai dar conta?’ Fiquei apavorada. Mas meu sonho também era ser mãe, então realizamos todos os sonhos ao mesmo tempo”, diz Joice.
Continua depois da publicidade
“Foi muito difícil no começo. Ele estava lá no meio das malas com a gente, levamos ele junto para todo lado, mas isso trouxe essa responsabilidade ainda maior para a gente. Sabe aquela sensação de ‘não tem escolha, tem que dar certo’? Porque você tem um filho agora. Então tinha a motivação extra”, afirma Joice.
Marcos de crescimento
Entre os marcos de crescimento da empresa estão a chegada do sócio para comandar a fábrica e, em 2010, a abertura da primeira loja que marcou a entrada da empresa no varejo.
Em 2020, a empresa deu mais um passo na sua ‘sprint’ de crescimento e apostou na verticalização da produção usando um espaço que seria usado como centro de distribuição. Neste mesmo ano, a empresa reforçava sua presença nos Estados Unidos. “Abrimos uma loja em Nova York em janeiro de 2020. Estávamos super animados. E, em março fechou tudo”, diz Joice. A unidade foi encerrada um ano depois, mas a empresa ainda mantém lojas no exterior e pensa em expandir com coleções para grandes redes nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
Mais recentemente, a empresa focou no desafio de aumentar o seu público masculino. A solução para isso foi com o lançamento de uma corrida de rua em parceria com a XP, que, em 2024 contará com 35 circuitos. “Conseguimos mostrar, com isso, que temos performance. E descobrimos que 70% do público da corrida não era nosso consumidor ainda. Esses foram os principais ganhos”, afirma Gabriel.
A história da LIVE! e do casal empreendedor por trás do sucesso da empresa são o tema do episódio da última sexta-feira (17) do Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube e em sua versão de podcast nas principais plataformas de streaming como ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Google Podcast, Castbox e Amazon Music.
Continua depois da publicidade
Sobre o Do Zero ao Topo
O podcast Do Zero ao Topo entra no seu quinto ano de vida e traz, a cada sexta-feira, a história de mulheres e homens de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.
O programa já recebeu nomes como o Fernando Simões, do Grupo Simpar; Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre; o empresário Abílio Diniz; Rodrigo Galindo, chairman da Cogna; Paulo Nassar, fundador e CEO da Cobasi; Mariane Morelli, cofundadora do Grupo Supley; Luiz Dumoncel, CEO e fundador da 3tentos; José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; e contou dezenas de histórias de sucesso. Confira a lista completa de episódios do podcast neste link.