Conteúdo editorial apoiado por

Itália autoriza venda de rede da Telecom Italia por € 22 bilhões para KKR

Governo Meloni optou por não vetar negócio após empresa de private equity aderir a condições

Bloomberg

Publicidade

O governo da Itália autorizou a venda da rede fixa da Telecom Italia para a KKR, após um processo de análise que levou em conta o valor estratégico do ativo para o Estado.

O governo liderado pela primeira-ministra Giorgia Meloni optou por não usar sua golden share – que lhe permite bloquear ou impor condições fortes em negócios envolvendo ativos estratégicos – porque a KKR aderiu às condições destinadas a proteger a rede, disse a empresa em uma declaração nesta quarta-feira (17).

Embora amplamente esperada, a decisão é um passo fundamental para a finalização de um acordo, que deverá ser fechado até este verão, que faria a Telecom Italia ceder seu ativo mais valioso.

As condições do acordo conferem a Roma um papel nas “decisões estratégicas relacionadas com a rede”, afirmou o governo num comunicado separado. O Estado também manterá “a supervisão sobre todos os aspectos de segurança”.

O sinal verde marca uma vitória para o CEO Pietro Labriola, o arquiteto do plano de venda da rede, já que a transação é a peça central do seu esforço para reduzir a dívida de cerca de 30 bilhões de euros da companhia.

A empresa de private equity KKR, sediada nos Estados Unidos fez no ano passado uma oferta vinculativa que avaliou a rede em cerca de 22 bilhões de euros, incluindo alguns ganhos, disseram pessoas familiarizadas com o assunto, com o Ministério das Finanças de Itália a assumir uma participação de até 20% na unidade da rede, a fim de manter a supervisão. 

© 2024 Bloomberg LP

IM Business

Newsletter

Quer ficar por dentro das principais notícias que movimentam o mundo dos negócios? Inscreva-se e receba os alertas do novo InfoMoney Business por e-mail.

Preencha o campo corretamente!
E-mail inválido!
Preencha o campo corretamente!
Preencha o campo corretamente!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.