Conteúdo editorial apoiado por

Intel lança empresa de software de inteligência artificial

Articul8 AI será formada em conjunto com o DigitalBridge Group

Reuters

Publicidade

A Intel disse nesta quarta-feira (3) que irá formar uma nova empresa independente em torno de seus esforços de software de inteligência artificial com o apoio da gestora DigitalBridge Group, focada no setor digital, e outros investidores.

Os executivos da Intel não comentaram o valor do acordo ou se a empresa manteria uma participação majoritária no novo empreendimento, apenas disseram que a companhia teria um conselho de administração independente e que a fabricante de chips permaneceria acionista.

A nova entidade, que não será negociada em bolsa e será chamada Articul8 AI (pronuncia-se em inglês “Articulate AI”), é uma consequência do trabalho em tecnologia corporativa de IA que a Intel realizou inicialmente com o Boston Consulting Group (BCG).

Usando um de seus próprios supercomputadores, a Intel desenvolveu um sistema generativo de IA que pode ler textos e imagens usando uma combinação de tecnologia de código aberto e desenvolvida internamente. A Intel então modificou esse sistema para rodar dentro dos próprios data centers do BCG para ajudar a resolver as preocupações de privacidade e segurança do BCG.

Intel: empresa avança na oferta de produtos de inteligência artificial (REUTERS/Dado Ruvic)

Arun Subramaniyan, que foi vice-presidente e gerente geral do data center e grupo de IA da Intel e se tornará presidente-executivo da Articul8, disse que muitos outros clientes em potencial expressaram reservas semelhantes sobre entregar seus dados a grandes empresas de computação em nuvem para trabalho de IA.

Ele também disse que os clientes em potencial estão preocupados com os custos excessivos caso milhares de seus funcionários comecem a usar os sistemas.

“Estamos realmente tentando resolver a maior lacuna na IA generativa hoje, que é que construir uma prova de conceito é fácil, mas colocar as coisas em produção e fazê-lo com segurança e de maneira sustentável é realmente o que está faltando”, afirmou Subramaniyan em uma entrevista.

A decisão da Intel de criar a Articul8 é a mais recente medida para buscar capital externo para unidades de negócios.

A fabricante de chips criou a empresa de chips automotivos Mobileye Global e planeja uma eventual oferta pública inicial de sua unidade de chip programável.

Além da DigitalBridge, que é de capital aberto e um grande investidor em data centers, outros investidores da Articul8 incluem Fin Capital, Mindset Ventures, Communitas Capital, GiantLeap Capital, GS Futures e Zain Group.

IM Business

Newsletter

Quer ficar por dentro das principais notícias que movimentam o mundo dos negócios? Inscreva-se e receba os alertas do novo InfoMoney Business por e-mail.

Preencha o campo corretamente!
E-mail inválido!
Preencha o campo corretamente!
Preencha o campo corretamente!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.