Conteúdo editorial apoiado por

Grupo Stellantis, dono da Fiat, adquire 70% da DPaschoal

Transação mira um mercado que movimenta mais de R$ 60 bilhões no Brasil

Felipe Mendes

Publicidade

O grupo Stellantis, dono de marcas automobilísticas como Fiat, Jeep, Citröen e Peugeot, anunciou na manhã desta sexta-feira (19) a aquisição de 70% da DPaschoal, empresa de peças e prestação de serviços no setor. O valor da transação, já aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), não foi informado pelas empresas. No processo, o empresário Luis Norberto, então dono do grupo DPaschoal, ficará com os 30% restantes do negócio e seguirá como vice-presidente do conselho administrativo. Com isso, a Stellantis, que já é líder na venda de veículos no Brasil, torna-se o maior distribuidor de peças no âmbito nacional.

Com 74 anos de história, a DPaschoal acumula uma rede com 123 lojas, mais de 2,8 mil funcionários e 28 hubs. As negociações entre a Stellantis e o grupo de prestação de serviços e autopeças duraram cerca de 13 meses. A ideia, segundo a Stellantis, é ampliar os pontos de venda da DPaschoal no Brasil. Em coletiva de imprensa, o italiano Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para América do Sul, comemorou a transação e disse que a DPaschoal é “uma empresa que tem a capacidade de olhar para o futuro, com um DNA inovador”.

O acordo mira um mercado que movimenta mais de R$ 60 bilhões, que é o de manutenção de veículos com quatro anos ou mais de existência, ou seja fora do período de garantia de fábrica. “O nome não vai mudar. Nós enxergamos um valor no branding DPaschoal”, disse Cappellano. Sem abrir muitos detalhes, os executivos da Stellantis disseram que há a possibilidade de levar a marca para outros países no futuro. Também não há guidance, no momento, de expansão de lojas das marcas do grupo DPaschoal no Brasil – hoje, a estrutura é concentrada em São Paulo e no Sul.

A Stellantis foi líder na venda de veículos no Brasil em 2023, com 686 mil unidades e um market share de 31,4% no país, sendo a Strada o veículo mais comercializado pelo grupo. Em 2023, foram lançados sete modelos no Brasil, contabilizando 47 lançamentos desde 2018.

IM Business

Newsletter

Quer ficar por dentro das principais notícias que movimentam o mundo dos negócios? Inscreva-se e receba os alertas do novo InfoMoney Business por e-mail.

Preencha o campo corretamente!
E-mail inválido!
Preencha o campo corretamente!
Preencha o campo corretamente!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.