Oferecido por

Grandes companhias já representam volume significativo da receita com PJ na XP

Canal Atacado é parte de um ecossistema financeiro sofisticado e avança na oferta de estruturas diferenciadas de operações

MoneyLab

Anibal Garcia, head do Large Corporate e do Institucional do XP Banco de Atacado

Publicidade

Uma operação com apenas três anos e meio de vida e que já tem uma representatividade no resultado da XP, um dos maiores grupos do mercado financeiro do país. Trata-se do Canal PJ, criado em 2020 para atender as empresas com o mesmo padrão inovador e ágil que marcou a trajetória da companhia junto ao investidor Pessoa Física (PF). 

Dentro do Canal PJ, o desempenho do segmento Large Corporate chama a atenção, comprovando o êxito da estratégia desenhada para a oferta de produtos e o modelo de atendimento.

O primeiro passo desta história, lembra Anibal Garcia, head do Large Corporate e do Institucional da XP Banco de Atacado, foi reconhecer que disputar espaço com os grandes bancos, já consolidados no atendimento PJ, só seria possível com uma estratégia que agregasse valor.

“Começamos a nos diferenciar pela agilidade, que é um calcanhar de Aquiles dos grandes bancos”, completa o executivo.

Continua depois da publicidade

No Canal PJ, empresas com faturamento acima de R$3 bi são consideradas as Large Corporate. O foco principal é a oferta de produtos de Tesouraria com excelência e estruturas diferenciadas.

Principais produtos
Hoje, este grupo de empresas têm seis macro produtos disponíveis. O primeiro é a gestão de caixa e investimento, que se beneficia da longa trajetória da XP na PF.

“Fazemos com excelência porque pegamos todo arcabouço da XP, construído para pessoa física, e transferimos para PJ. Com uma única conta corrente, o cliente tem acesso a diferentes tipos de papéis de diferentes players do mercado. Quando o cliente liga para aplicar um papel no mercado, fazemos com maestria. Encontramos o papel dentro da característica de prazo, liquidez, rating definido pelo cliente e maximizamos seu esforço”, explica o head.

Publicidade

Os dois outros produtos de destaque na estratégia desenhada pelo Canal PJ são operações de câmbio e derivativo. Iniciada há pouco mais de dois anos, a atuação em câmbio já levou a XP Banco de Atacado a estar entre as maiores instituições que cotam câmbio do país.

Em derivativo, hoje principal linha de negócios do Canal PJ voltado ao segmento Large Corporate, a instituição já figura entre os principais operadores de derivativos de juros, segundo ranking da B3 de dezembro de 2023.

“Desde que a área foi criada, a maior demanda é por derivativo, nosso carro chefe, o que comprova a minha tese de ser o melhor banco em produtos de tesouraria, do mercado financeiro para a PJ”, comenta Garcia.  

Continua depois da publicidade

O Canal PJ da XP Banco de Atacado também oferece operações estruturadas de energia para as Large Corporate, como pré-pagamento de energia e derivativos de energia. “São soluções oferecidas por meio da comercializadora de energia da XP. Fomos o primeiro banco a fornecer derivativos de energia no mercado.”

As duas últimas linhas de produto são seguros, oferecidas pela corretora da XP, e crédito em geral. Daqui em diante, planeja o executivo, um dos focos é ampliar a oferta de crédito. “Esperamos aumentar nosso portfólio de produtos de crédito e o seu fornecimento por meio de estruturas diferenciadas, para assim criarmos mais relevância no dia a dia do cliente.”

O bom desempenho da operação Large Corporate também se explica pelo modelo de atendimento segmentado, que garante proximidade com o cliente. As Larges Corporates, com faturamento acima de R$ 3 bi, são atendidas apenas por um banker dedicado do Canal PJ.

Crescimento
As três principais vertentes de crescimento do Canal PJ são ativação de clientes, a incorporação de novos produtos, como a linha de crédito, e também melhorar a digitalização das cotações, dando ainda mais agilidade ao atendimento Large Corporate. “A XP já está presente na maior parte dos grandes grupos econômicos brasileiros através do seu segmento Large Corporate. Vamos avançar ainda mais e seguir na busca por nos consolidarmos como o banco número um para quem precisa de uma solução financeira.”

INFOMONEY - Branded Content - Publieditorial

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.