- O superiate “Breakthrough” de 390 pés e US$ 645 milhões (o equivalente a R$ 3,47 bilhões) — amplamente associado ao bilionário Bill Gates, mas que supostamente nunca foi usado por ele — está à venda. É o primeiro superiate do mundo movido a célula de combustível de hidrogênio e conta com comodidades luxuosas.
Publicidade
Se você quer navegar com estilo como o cofundador da Microsoft, Bill Gates, agora pode ser sua chance.
O superiate “Breakthrough”, de 390 pés e US$ 645 milhões, que há muito tempo é ligado ao bilionário e filantropo, está à venda pelo corretor de iates Edmiston.
Jamie Edmiston, CEO da empresa que leva seu nome, disse em comunicado que é “o iate mais extraordinário já construído [e] aquele que vai mudar tudo.”
Continua depois da publicidade
Nem Gates nem Edmiston responderam aos pedidos de comentário da Fortune, mas já foi amplamente noticiado em publicações de negócios e do setor que o superiate foi encomendado por Gates há poucos anos.
O estaleiro holandês Feadship levou cinco anos para construir o “Breakthrough”, também conhecido como “Projeto 821”, e ele é grande o suficiente para acomodar 43 tripulantes e 30 convidados em 15 cabines. A Forbes Austrália informou em maio de 2024 que o iate também possui hospital, biblioteca, elevador, cinema, piscina, banheiras de hidromassagem, sauna a vapor, academia, deck exclusivo para os proprietários com dois quartos, dois banheiros, dois escritórios e 14 varandas retráteis.
“O grande diferencial do Breakthrough é que ele é uma maravilha da engenharia moderna, ponto final,” disse Brad Hall, CEO do marketplace online de iates Yachtlify, à Fortune.
Isso porque o “Breakthrough” é o primeiro superiate do mundo movido a célula de combustível de hidrogênio. E é isso que torna o superiate particularmente caro, disse Heigo Paartalu, CEO da YachtWay, à Fortune.
“O Breakthrough — fiel ao seu nome — é uma verdadeira inovação e marco em tecnologia,” afirmou Paartalu, que lidera o que pode ser comparado ao Zillow dos iates. “É a única embarcação privada movida a hidrogênio, e construir uma exige extrema precisão, pois qualquer vazamento de hidrogênio pode ser catastrófico.”
Existem muito poucos estaleiros no mundo capazes de construir uma embarcação como essa, explicou Paartalu, e ele disse que “não é surpresa” que a Feadship tenha conseguido, já que é amplamente considerada um dos melhores estaleiros do mundo.
Continua depois da publicidade
Enquanto a maioria dos donos de iates prioriza o máximo de espaço interno, o “Breakthrough” foi projetado principalmente pensando no clima, disse Paartalu. A sala das máquinas ocupa significativamente mais espaço do que os sistemas tradicionais de propulsão de iates.
“É uma escolha bastante ousada e sem concessões,” acrescentou Paartalu. Gates também está fortemente envolvido em projetos de energia limpa como o Breakthrough Energy, que apoia empresas em estágio inicial que desenvolvem tecnologias para reduzir emissões de gases de efeito estufa.
E como os construtores de superiates têm cronogramas de produção apertados, quem quiser comprar o “Breakthrough” deve esperar pagar um prêmio, disse Paartalu, em vez de aguardar quatro a cinco anos por uma nova construção.
Continua depois da publicidade
“O tempo não tem preço nesse nível,” disse ele. “Muitos compradores preferem a gratificação imediata a uma espera de vários anos.”
Outro ponto interessante sobre a venda do “Breakthrough” é que Gates supostamente nunca chegou a pisar no iate, mesmo que ele esteja à venda e será exibido no Monaco Yacht Show em setembro.
Embora cada superiate seja único, disse Paartalu, neste caso o novo dono estará comprando mais do que um barco.
Continua depois da publicidade
“Você está comprando tecnologia de ponta e um marco em inovação,” afirmou. “Some a isso uma linhagem que poucos podem igualar. E sejamos honestos: com que frequência alguém pode dizer, ‘Eu comprei o iate do Bill Gates?’”
c.2025 Fortune Media IP Limited
Distribuído por The New York Times Licensing Group