Só pessoas estúpidas rejeitam presentes, diz Trump sobre jato de US$ 400 mi do Catar

Presidente ficou irritado ao ser questionado sobre as implicações éticas de aceitar um jato de luxo de um governo estrangeiro

The New York Times Maggie Haberman

Presidente Trump embarcando no Air Force One na base aérea de Andrews para uma viagem ao Oriente Médio (Doug Mills/The New York Times)
Presidente Trump embarcando no Air Force One na base aérea de Andrews para uma viagem ao Oriente Médio (Doug Mills/The New York Times)

Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, refutou, com raiva, as preocupações éticas sobre aceitar um avião de luxo de US$ 400 milhões do Catar para ser usado como um novo Air Force One, afirmando que apenas alguém “estúpido” rejeitaria tal oferta.

“Acho que é um grande gesto do Catar. Aprecio muito”, disse Trump. “Eu nunca recusaria esse tipo de oferta. Quero dizer, eu poderia ser uma pessoa estúpida e dizer: ‘Não, não queremos um avião gratuito e muito caro.’ Mas eu achei — achei que era um grande gesto.”

Leia mais: Trump deve aceitar 747 do Catar como novo Air Force One e para viagens após mandato

Continua depois da publicidade

Autoridades do Catar afirmam que o plano para Trump aceitar o avião para uso como Air Force One enquanto estiver no cargo não está pronto. No entanto, algumas autoridades dos EUA descreveram abertamente o ato como um trâmite, aprovado pelo advogado da Casa Branca e pela procuradora-geral Pam Bondi. Trump se queixou repetidamente de atrasos e estouros de custos em um contrato com a Boeing para dois novos jatos presidenciais.

Mas, nesta segunda-feira (12), Trump disse que, quando o jato do Catar for desativado do uso militar e entregue à sua biblioteca no final de seu mandato, ele não continuará voando nele.

Ele ficou irritado com as perguntas sobre um dilema ético, incluindo se o Catar esperava algo em troca pela doação, que ele disse que seria para o Departamento de Defesa e não para ele pessoalmente. Democratas e órgãos de controle do governo sugeriram que a doação violaria a cláusula de emolumentos da Constituição e criaria uma estrutura de incentivos para Trump em relação ao Catar.

“Você deveria se envergonhar de fazer essa pergunta”, disse Trump a um repórter da ABC News que o pressionou sobre o assunto. “Eles estão nos dando um jato gratuito. Eu poderia dizer: ‘Não, não, não, não nos dê. Eu quero te pagar um bilhão ou 400 milhões de dólares, ou o que for.’ Ou eu poderia dizer: ‘Muito obrigado.’”

Ele então invocou uma analogia do golfe sobre aceitar um putt gratuito durante uma partida, sugerindo que seguir regras quando não se precisa é tolice.

c.2025 The New York Times Company