Energia renovável sobra na Europa e faz conta de luz ficar negativa no atacado

Com painéis solares e turbinas eólicas, um bom dia pode gerar excedente de energia para o mercado atacadista, e cliente residencial ganha indiretamente

Jason Ma Fortune

Painéis solares em Avila, Espanha (Foto: Emilio Parra Doiztua/Bloomberg/Getty Images/The New York Times Licensing Group)
Painéis solares em Avila, Espanha (Foto: Emilio Parra Doiztua/Bloomberg/Getty Images/The New York Times Licensing Group)

Publicidade

O fornecimento de eletricidade está cada vez mais superando a demanda na Europa à medida que a capacidade de energia renovável cresce, tornando os preços negativos uma ocorrência mais frequente.

No início de 2020, a capacidade instalada de energia solar na Espanha totalizava quase 9 gigawatts, segundo dados da Red Eléctrica. No início de 2025, havia disparado para 32 GW, impulsionada por subsídios.

Leia também: As baterias em que ninguém confiava estão sustentando redes elétricas no mundo

Continua depois da publicidade

Com painéis solares e turbinas eólicas instalados em mais lugares — enquanto a capacidade de armazenamento de energia ainda fica para trás — um dia especialmente ensolarado e com ventos fortes pode gerar mais eletricidade do que o necessário, empurrando os preços para abaixo de zero.

Em setembro, o número de horas com preços negativos de eletricidade na Espanha já havia ultrapassado 500 no acumulado do ano, mais que o dobro do total de 2024 inteiro. Da mesma forma, na França as horas já tinham superado 400, também acima do total de 2024, e a Alemanha estava a caminho de fazer o mesmo.

Essas taxas são do mercado atacadista de eletricidade, o que significa que os traders precisam pagar alguém para receber a energia excedente, em vez do contrário.

Isso não significa que as residências também sejam pagas para consumir eletricidade, porque essas tarifas geralmente são definidas com antecedência. Mas os preços negativos podem acabar sendo sentidos em mercados com regimes de preços mais dinâmicos.

De fato, os preços de eletricidade para residências na União Europeia durante a primeira metade do ano estavam 1,5% mais baixos do que na primeira metade de 2024, segundo dados publicados em outubro. Excluindo os impostos pagos pelos europeus, os preços caíram com mais força e vêm recuando desde 2023, depois de dispararem em 2021 e 2022.

Em contraste, o aumento dos preços de eletricidade nos Estados Unidos se tornou uma fonte crescente de insatisfação dos eleitores, já que as concessionárias correm para construir mais capacidade para atender à demanda explosiva de centros de dados de IA.

Continua depois da publicidade

As contas mais altas alimentaram uma crise geral de custo de vida que começou com o surto inflacionário pós-pandemia e foi agravada pelas tarifas do presidente Donald Trump.

Embora a taxa anual de inflação tenha esfriado bastante desde o pico em 2022, os consumidores ainda sentem o impacto acumulado dos aumentos de preços dos últimos cinco anos e estão exigindo preços mais baixos, não apenas aumentos mais lentos.

Os dados mais recentes do índice de preços ao consumidor, divulgados no início de dezembro, mostraram que os preços de eletricidade em novembro estavam 6,9% mais altos em relação ao ano anterior, sem ajuste sazonal.

Continua depois da publicidade

Vale dizer que preços negativos de eletricidade também acontecem ocasionalmente nos Estados Unidos, inclusive no Texas, que tem uma rede mais desregulamentada e grande capacidade de energia eólica.

Mas o governo Trump está reprimindo a energia renovável, desmontando subsídios para energia solar e encerrando projetos de energia eólica.

E os preços negativos na Europa não estão ajudando a indústria de energia por lá, já que pressionam os lucros dos produtores e as avaliações de usinas solares.

Continua depois da publicidade

Os países estão correndo para ampliar o armazenamento em baterias. Mas, no curto prazo, o ambiente desafiador de preços esfriou o desenvolvimento de nova capacidade solar, mesmo onde já há terrenos, licenças e acesso à rede garantidos.

“O mercado está inundado de projetos prontos para construir que os desenvolvedores querem vender, já que eles não são mais bons o suficiente no mercado atual”, disse um executivo sênior de uma empresa proprietária de usinas solares na Espanha ao “Financial Times”.

2026 Fortune Media IP Limited