Coach de CEOs: Melhor forma de encarar 2026 é assumir que você viverá 130 anos

Quanto mais tempo você espera viver, mais você tende a se comportar como jovem e melhor você cuida de si mesmo

Bill Hoogterp Fortune

Se você vivesse 130 anos, o que isso mudaria na sua vida hoje? (Foto: Fortune)
Se você vivesse 130 anos, o que isso mudaria na sua vida hoje? (Foto: Fortune)

Publicidade

Pronto para uma mudança de paradigma na sua carreira?

Eu estava no Global Forum da Fortune neste ano, em Riad, cuidando da minha vida, sentado na última fileira, respondendo a e-mails e ouvindo pela metade. Então o dr. Alex Zhavoronkov, em um painel sobre expectativa de vida e tempo de vida saudável, disse algo…

“A maior influência sobre a sua saúde é a resposta número um a uma pergunta.”

Continua depois da publicidade

Leia também: McKinsey estudou os CEOs mais bem-sucedidos da Fortune 500 e descobriu um traço comum

Como assim?

Antenas ligadas. Consegue adivinhar qual é a pergunta? Eu não consegui!

“Até que idade você acha que vai viver?”

Leia de novo, pense um pouco e diga sua resposta em voz alta.

Quanto mais tempo você espera viver, mais você tende a se comportar como jovem e melhor você cuida de si mesmo.

Continua depois da publicidade

O dr. Zhavoronkov continuou dizendo que algumas pessoas sugerem que a IA e a super-IA vão afetar radicalmente nossa expectativa de vida e nosso tempo de vida saudável já nos próximos anos. Elas vão acelerar pesquisas e descobertas, curar o câncer, chegar perto de reverter o envelhecimento etc.

Mas ele disse: “Nossas projeções indicam que, nos próximos 10 anos, isso não vai acontecer. Mas, nos 10 anos seguintes, vai.”

Então ele olhou em volta para a plateia e disse: “Muitos de vocês vão chegar aos 130 anos.”

Continua depois da publicidade

Ok, doutor, você chamou minha atenção — fechei o laptop.

Silêncio absoluto. Todos nós reagimos ao ouvir isso do mesmo jeito que você está reagindo agora ao ler.

O paradigma acabou de mudar.

Continua depois da publicidade

Mas essa é a coisa curiosa dos paradigmas: em geral eles se impõem a você, a menos que seja você quem os provoque. A sua resposta à pergunta sobre até que idade você espera viver afeta a sua saúde.

Se você acha que talvez só chegue, digamos, aos 75 anos (idade em que perdi meu pai, de forma repentina), pode estar tomando decisões subconscientes que ajudam isso a se tornar realidade.

Mas, se você pensasse que existe ao menos a chance de que avanços permitam que você chegue aos 130, que mudanças isso provocaria no seu jeito de pensar? Que mudanças você gostaria de fazer no seu trabalho, na sua carreira e na sua vida?

Continua depois da publicidade

Nós, que estávamos na plateia, conversamos sobre isso depois, e eu me sentei ao lado do Alex no almoço. Primeiro: acreditamos nisso? Totalmente, em parte ou de jeito nenhum? Se ao menos, como diz meu amigo John Nugent, “apontar na direção certa”, o que muda?

Bem, isso muda meio que… tudo. Como você come e dorme. Como pensa sobre suas finanças. Seu trabalho. Sua família. Seu legado. O mundo. Como você encara a atividade física.

O que isso muda para você?

Aprendi, como coach de CEOs, que ninguém chega lá sozinho. Para ser sustentável, tem que ser social. Minha esposa, Maria, e eu fazemos aulas de HIIT de duas a três vezes por semana há alguns anos.

Nas primeiras semanas, eu fazia de tudo para não vomitar. Toda vez que o treinador virava de costas, eu parava até ele começar a se virar de novo na minha direção!

Tirando as faltas inevitáveis e as recaídas, seguimos firmes, e nós dois perdemos cerca de 7 quilos, ganhamos massa muscular e nos sentimos 10 anos mais jovens.

Há algumas lições aí para mim, mas a principal é a disciplina de simplesmente continuar e de tornar isso não solitário, mas social.

Tudo o que você quiser sustentar, torne social. Lembro de trabalhar com amigos, depois da faculdade, organizando programas de voluntariado em campi pelo país todo, e uma das nossas filosofias era: “Metade da justiça social é social.”

Se fazer voluntariado é um fardo, que horror, quem vai querer? Mas, se há risadas, cores, comida, estilo, música e diversão, então é prazeroso — e isso é fundamental para a sustentabilidade. É a mesma coisa com o seu “tempo de diversão”.

Se você gosta de dançar, praticar esportes, fazer trilhas ou caminhar/correr/pedalar, o maior fator é encontrar sua tribo, amigos para fazer isso junto. Social = sustentável. Nunca aprendeu essas atividades?

Ah, desculpe, se você tem décadas pela frente, que desculpa existe para dizer que não tem tempo de aprender algo novo? Hmm. Tenho certeza de que poderíamos encontrar algumas boas desculpas por aí…

Talvez você tenha umas “10 mil horas” ainda não usadas. Seja lá o que for aquilo que você nunca aprendeu ou nunca fez, é só virar a chave do paradigma. O aprendizado ao longo da vida nasce das expectativas. Que expectativas você tem para a sua vida? O que ficou inacabado?

Não importa quais metas você tenha ou venha agora a estabelecer, quanto mais você tiver uma mentalidade de aprendizado, mais vai conquistar.

Outra grande mudança de mentalidade associada a uma vida mais longa é a forma como pensamos sobre o estresse.

Se tivermos ao menos mais uma ou duas décadas que nunca planejamos ter, aquela grande crise que talvez estejamos vivendo agora (no trabalho ou em casa) ganha outra perspectiva.

Daqui a alguns anos, você pode olhar para trás e dizer: “Ok, foi difícil, mas era apenas algo a enfrentar.”

Ninguém sabe ao certo qual é o seu “tempo”, mas e se você tiver mais tempo do que imaginava?

Fui convidado para uma conversa com o chanceler do sistema educacional da Califórnia. Ele me ligou no dia seguinte e disse: “Eu estava realmente cético em fazer uma ligação com um coach e queria pedir desculpas. Você me fez uma pergunta que achei muito boba, dei uma resposta leviana, mas depois fiquei pensando nisso a noite toda. A resposta que eu dei não é a resposta que eu quero.”

Minha pergunta boba era: se a sua carreira fosse uma montanha, você estaria subindo ou descendo?

Tudo está mudando. Posso lhe dar 130 motivos para você mudar também.

2026 Fortune Media IP Limited