Publicidade
A Fórmula 1, principal categoria do automobilismo mundial, comunicou na segunda-feira (25) que contará com uma nova equipe no grid a partir de 2026: a gigante multinacional norte-americana General Motors (GM).
A empresa contará com equipe própria, por meio da Cadillac, sua marca de automóveis de luxo e de alta performance. É a primeira vez desde 2016 que um novo grupo passa a fazer parte da competição.
Segundo a Fórmula 1, além de participar do grid, a General Motors também deve fornecer motores para a categoria no futuro. Nenhuma data foi informada.
“O comprometimento da General Motors e da Cadillac com este projeto é uma demonstração importante e positiva da evolução do nosso esporte. Estamos ansiosos para ver o progresso e o crescimento desta inscrição, certos da colaboração e apoio total de todas as partes envolvidas”, disse Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1.
Leia também: O que esperar do futuro de Verstappen na F1? Saiba quanto ganha tetracampeão mundial
A Cadillac pediu seu ingresso na categoria em 2023. Desde então, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira (26), vem montando um time experiente para trabalhar. Mario Andretti, o último campeão norte-americano de F1, atuará como diretor no conselho da equipe.
Continua depois da publicidade
Mario Andretti é um dos maiores pilotos da história do automobilismo. Nascido em 28 de fevereiro de 1940, em Montona, na Itália, Andretti emigrou para os Estados Unidos quando criança. Fez carreira na Fórmula 1, IndyCar e NASCAR. Venceu a famosa corrida de Indianapolis 500 em 1969. Na F1, foi campeão mundial em 1978, pela Lotus.
Mark Reuss, presidente da GM, destacou o compromisso da empresa com a modalidade. “Vamos competir com paixão e integridade para elevar o esporte aos fãs de corridas ao redor do mundo. Este é um palco global para nós demonstrarmos a expertise em engenharia e a liderança tecnológica da GM em um nível sem precedentes”.
A marca disse ainda que planeja desenvolver seu próprio carro de corrida e motores até o final da década, alinhando sua participação com objetivos tecnológicos, incluindo avanços em eletrificação e software automotivo.
Continua depois da publicidade