Conteúdo editorial apoiado por

Exportações brasileiras de carne de frango bateram recorde em 2023

Marca de 5 milhões de toneladas foi superada pela primeira vez, com receita de US$ 9,8 bilhões

Alexandre Inacio

Publicidade

As exportações de carnes de frango do país confirmaram as expectativas e superaram a marca de 5 milhões de toneladas em 2023. Dados consolidados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que as indústrias venderam ao exterior 5,138 milhões de toneladas no ano passado.

O volume, recorde, representa um crescimento de 6,6% ante o ano anterior. Em 2022, as exportações do setor totalizam 4,822 milhões de toneladas. Em receita, o crescimento foi de 0,4%, para US$ 9,796 bilhões.

“Pela primeira vez superamos a marca de 5 milhões de toneladas exportadas. Nesse contexto, as boas notícias divulgadas no fim de 2023 trazem expectativas de movimento sustentado nas vendas internacionais, seja em relação a mercados consolidados ou mesmo com a abertura de novos”, disse o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Em dezembro, o Japão desbancou a China da liderança entre os principais destinos do frango brasileiro. As indústrias embarcaram para o mercado japonês 55,9 mil toneladas, 53,9% a mais que o volume registrado em dezembro de 2022.

Em segundo lugar, a China importou 50,3 mil toneladas (+8,5%), seguida por Emirados Árabes Unidos, com 44,3 mil toneladas (+27%), Arábia Saudita, com 39,5 mil toneladas (+56,3%) e África do Sul, com 31,2 mil toneladas (+10,8%). 

“Houve um aumento generalizado nas importações de carne de frango pelos principais destinos dos nossos produtos, o que justifica o desempenho recorde para o mês de dezembro”, diz o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua.

Newsletter

IM Business Agro

Inscreva-se na newsletter e receba análises exclusivas sobre tudo que movimenta o universo do agronegócio, além de uma curadoria com o que de melhor aconteceu ao longo da semana

Preencha o campo corretamente!
E-mail inválido!
Preencha o campo corretamente!
Preencha o campo corretamente!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.