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O falecido estilista Giorgio Armani instruiu seus herdeiros a venderem gradualmente a marca de moda que criou há 50 anos ou a buscarem uma abertura de capital, segundo seu testamento, marcando uma reviravolta surpreendente para uma empresa que sempre protegeu rigidamente sua independência e suas raízes italianas.
O testamento, analisado pela Reuters, determina que os herdeiros devem vender uma participação inicial de 15% na grife italiana dentro de 18 meses e, posteriormente, transferir uma participação adicional entre 30% e 54,9% para o mesmo comprador, entre três e cinco anos após a morte de Armani.
O estilista, conhecido no setor como “Rei Giorgio”, faleceu em 4 de setembro, aos 91 anos, sem deixar filhos para herdar seu império da moda.
O documento também estabelece que a prioridade deve ser dada ao gigante do luxo LVMH, ao peso-pesado da beleza L’Oréal, ao líder do setor de óculos EssilorLuxottica ou a outro grupo de “igual posição” identificado por uma fundação criada por Armani para preservar seu legado, com a concordância do parceiro de negócios e de vida de Armani, Pantaleo Dell’Orco.
Como alternativa à venda da segunda parcela de ações, uma oferta pública inicial (IPO) deve ser realizada na Itália ou em um mercado equivalente, segundo o testamento.
Não ficou claro o que ocorreria caso algum dos herdeiros ou a fundação não cumprisse as instruções de venda previstas no documento.
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A menção explícita à venda de participações e à possibilidade de empresas listadas na França como potenciais compradoras surpreende, dado o histórico de Giorgio Armani de recusar diluir seu controle ou abrir capital do grupo. A decisão pode estimular uma corrida para garantir uma fatia da marca, que, segundo especialistas, manteve seu apelo apesar da desaceleração do mercado de luxo global.
A EssilorLuxottica, controlada pelos herdeiros do empresário italiano Leonardo Del Vecchio e com laços comerciais com a Armani, afirmou em comunicado que consideraria um possível acordo.
“Estamos orgulhosos da consideração que nosso grupo e sua administração receberam do Sr. Armani”, disse um porta-voz da EssilorLuxottica à Reuters. “Juntamente com a diretoria, avaliaremos cuidadosamente essa perspectiva de desenvolvimento, considerando os laços profundos já existentes entre os dois grupos.”
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Ao longo dos anos, o criador dos populares ternos desestruturados que lhe deram fama internacional recebeu várias propostas, incluindo uma em 2021 de John Elkann, herdeiro da família italiana Agnelli, e outra da marca de luxo Gucci, quando Maurizio Gucci ainda estava no comando.
Armani era o único acionista majoritário da empresa que fundou com seu falecido sócio Sergio Galeotti na década de 1970 e manteve controle rígido — tanto criativo quanto gerencial — até o fim.
Ele não deixou filhos para herdar o negócio, que gerou receita relativamente estável — 2,3 bilhões de euros em 2024 —, mas cujos lucros diminuíram em meio a uma ampla recessão no setor de luxo.
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O testamento, que lista seis tipos diferentes de ações com variados direitos de voto, concede à Fondazione Giorgio Armani e ao parceiro de vida e braço direito Pantaleo Dell’Orco 30% e 40% dos direitos de voto da empresa, respectivamente, o que significa que juntos controlariam 70% dos direitos de voto do grupo.
A fundação manterá uma participação de 30,1% em caso de abertura de capital, conforme o testamento.
O conselho da fundação, composto por cinco membros, será presidido por Dell’Orco, segundo os estatutos. Outros membros incluem o sócio do Rothschild Irving Bellotti, o sobrinho de Armani Andrea Camerana e duas pessoas externas à família, segundo fonte próxima à Reuters.
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Os herdeiros devem considerar outras empresas de moda e luxo com as quais o grupo Armani mantém vínculos comerciais para uma futura venda, conforme o testamento.
O grupo Armani tem parcerias comerciais com a L’Oréal e a EssilorLuxottica.
No entanto, com um valor de mercado de 240 bilhões de euros e reputação de investidor minoritário paciente e apoiador, o conglomerado LVMH, controlado pelo bilionário Bernard Arnault, pode acabar prevalecendo.
“Acreditamos que a LVMH provavelmente seria a mais interessada, dentre as três, em uma participação, caso ela se tornasse disponível, dada a adequação estratégica”, disseram analistas da Berenberg em nota. Eles estimam que o grupo poderia facilmente adquirir a Armani, avaliada entre 5 e 7 bilhões de euros.