Conteúdo editorial apoiado por

Da mansão de Kim Kardashian a lojas em Dubai e Milão: Ornare reforça expansão internacional

Empresa da família Schattan inaugura showroom na capital europeia do design em abril e mira briga com gigantes

Rikardy Tooge

Publicidade

Presente em mansões do Brasil, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos, a brasileira Ornare quer ganhar espaço nas residências dos europeus. Fundada há quase 40 anos em São Paulo pelo casal Esther e Murillo Schattan, a marca inaugura em abril seu showroom em Milão, marcando o início das operações em seu quarto continente.

“Nós participamos do Salone del Mobile da cidades nos últimos quatro anos e sentimos que havia espaço para uma presença mais consistente na Europa”, explica Murillo, em conversa com o IM Business.

O Palazzo Gallarati Scott, localizado no famoso Quadrilatero Della Moda di Milano, foi o escolhido para receber a loja de 450 metros quadrados. O desafio europeu será o de enfrentar uma concorrência mais firme de marcas do continente como Baxter, Fendi e Bentley Home. “Milão é o epicentro do design e, diferentemente de Estados Unidos e Dubai, existem marcas mais tradicionais e consolidadas”, acrescenta o executivo.

Continua depois da publicidade

Mobiliário da Ornare exposto no Salone del Mobile de Milão (Divulgação)

A incursão da Ornare pelo mundo começou há 17 anos nos Estados Unidos com uma loja em Miami. De lá para cá, a empresa abriu, no modelo de franquias, mais sete unidades no país. Há um ano e meio, desembarcou em Dubai e já mira oportunidades no Kuwait e Arábia Saudita. Atualmente, as vendas no exterior, diz Murilo, respondem por 25% do faturamento da companhia, que não divulga seus números.

Entre seus clientes famosos estão o rapper Kanye West e a influenciadora Kim Kardashian. Parte do mobiliário de um apartamento do casal, comprado por US$ 14 milhões em 2019, foi feito pela Ornare. Para cativar esse público de altíssima renda, o fundador da Ornare lembra que a exclusividade é premissa fundamental nesse mercado. “O cliente quer atenção e produtos e serviços customizados. São móveis com materiais nobres, cores e dimensões exclusivas. Nenhuma peça será igual a outra, é um processo artesanal”, acrescenta.

Stefan, Esther, Murillo Schattan e Pitter Schattan, família que comanda a Ornare (Divulgação)

Por outro lado, Murillo reforça que a companhia não trabalha apenas com mansões e multimilionários. O executivo lembra que a Ornare produz móveis sob medida para outros públicos, com as peças podem valer de milhões até milhares de reais. “Temos nossa vertical que atende construtoras para móveis planejados de unidades de 60 a 100 metros quadrados. Não temos solução apenas para imóveis de luxo.”

Publicidade

Com 15 showrooms em bairros nobres de capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Goiânia e Salvador, a Ornare possui também uma fábrica em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, que leva cerca de 60 dias para entregar os móveis planejados. Além do casal fundador, a empresa caminha para uma sucessão familiar, com os filhos Stefan e Pitter, que já são diretores, assumindo maiores responsabilidades na companhia.

IM Business

Newsletter

Quer ficar por dentro das principais notícias que movimentam o mundo dos negócios? Inscreva-se e receba os alertas do novo InfoMoney Business por e-mail.

Preencha o campo corretamente!
E-mail inválido!
Preencha o campo corretamente!
Preencha o campo corretamente!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rikardy Tooge

Repórter de Negócios do InfoMoney, já passou por g1, Valor Econômico e Exame. Jornalista com pós-graduação em Ciência Política (FESPSP) e extensão em Economia (FAAP). Para sugestões e dicas: rikardy.tooge@infomoney.com.br