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Estratégia

Coopercitrus chega a Mato Grosso e acelera expansão

Cooperativa paulista vai inaugurar unidade de venda de insumos e tecnologias em Primavera do Leste no dia 21 

Por  Fernando Lopes -

Maior cooperativa do agro paulista, a Coopercitrus, com sede em Bebedouro, vai inaugurar no dia 21 de novembro sua primeira unidade de venda de insumos e tecnologias agrícolas em Mato Grosso, em Primavera do Leste. Será a quinta loja da bandeira Campo Digital, cujo foco está em produtos e serviços de agricultura de precisão – as outras são em Goiás e Minas Gerais.

A chegada em Mato Grosso, Estado que lidera a produção brasileira de grãos, também fortalece a diversificação do perfil de produtores rurais ligados à Coopercitrus. Criada em 1976 como uma cooperativa de produtores de laranja e café, o grupo conta atualmente com 39,5 mil associados, e a maior parte deles tem a cana-de-açúcar como atividade principal. A maioria está em São Paulo e Minas, mas já são cerca de 3 mil em Goiás. Em Mato Grosso, são 125, número que deverá crescer com a nova unidade. 

A loja de Primavera do Leste faz parte de um pacote de investimentos que tem girado em torno de R$ 60 milhões por ano. Em 2023, a cooperativa já adquiriu duas revendas de máquinas da marca Massey Ferguson, inaugurou uma loja Campo Digital em Boa Esperança (MG), uma revenda autorizada de drones agrícolas e montou, sob o guarda-chuva da Fundação Coopercitrus Credicitrus, um curso para operadores de drones agrícolas certificado pelo Ministério da Agricultura.

“Nosso modelo de negócios está cada vez mais concentrado em investimentos em tecnologias, sistemas e melhoria de processos”, afirmou Fernando Degobbi, presidente da Coopercitrus, ao IM Business. A estratégia também dilui o peso da venda de insumos nos negócios do grupo. Do faturamento de R$ 9,4 bilhões registrado em 2022, a comercialização de defensivos, fertilizantes, sementes e rações representou cerca de 50%.

Fernando Degobbi, presidente da Coopercitrus (foto: Divulgação)

Segundo Degobbi, uma fatia de 25% a 30% vem das vendas de máquinas, implementos, sistemas de irrigação e ferramentas de agricultura de precisão, e a compra de grãos (soja, milho e café) representa 10%. Com a queda dos preços de defensivos e fertilizantes, a expectativa é que o faturamento registre leve redução em 2023.

Incluindo as unidades da bandeira Campo Digital, já há lojas da Coopercitrus em 63 municípios em São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Na maior parte delas, há mais de uma revenda, num sistema que amplia o leque de produtos e serviços oferecidos por meio de parcerias com grandes empresas de insumos e máquinas, em geral multinacionais.

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Com a relativa estabilização de preços de fertilizantes e defensivos em patamares mais baixos que nos últimos dois anos, as perspectivas estão mais positivas para as vendas de insumos. “Tivemos um primeiro semestre difícil nesses mercados, mas a situação já começou a mudar. Com a redução de estoques de defensivos no país, as vendas voltaram a aumentar em outubro”, disse Degobbi.

Essa melhora, segundo o executivo, deverá ganhar fôlego, uma vez que os produtores estão com margens positivas. Açúcar e laranja estão com preços elevados, enquanto as cotações da soja caíram menos que os preços dos insumos, o que permite maiores investimentos nas lavouras. “E o El Niño tende a beneficiar as lavouras no Centro-Oeste e no Sudeste, o que também beneficiará os produtores”, afirmou. Milho e café estão com preços menos atraentes.

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