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Complexo turístico Sirena Gramado é lançado com investimento de R$ 1,2 bi

A entrega da primeira fase do complexo turístico na Serra Gaúcha está prevista para junho de 2027

Maria Luiza Dourado

Imagem ilustrativa do Sirena Gramado (Divulgação)
Imagem ilustrativa do Sirena Gramado (Divulgação)

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O projeto do Sirena Gramado, um complexo turístico de alto padrão com mais de 205 hectares, foi anunciado nesta segunda-feira, 15 de dezembro, em evento que reuniu, além de autoridades do Rio Grande do Sul, representantes das idealizadoras e gestoras do projeto do grupo de entretenimento DC Set Group, Star Ópera Incorporadora e Club Med.

O Sirena Gramado será estruturado sobre o tripé hotelaria, entretenimento e imobiliário. Na primeira fase, que levará R$ 1,2 bilhão em investimentos, serão entregues um heliponto, uma pista de ski outdoor, 20 casas, uma sala de casamentos e um resort all inclusive, que levará a marca do Club Med. A previsão da conclusão da obra, que será da construtora Tedesco, do grupo gaúcho HTB, está prevista para junho de 2027.

O projeto, idealizado por Dody Sirena, cofundador da DC Set Group – que está por trás da organização de eventos como a Tomorrowland Brasil – e gerido por Jaime Sirena, CEO da Star Ópera Incorporadora, inaugura conceito de Cidade Natureza, um modelo que usa a natureza não apenas como pano de fundo, mas como estrutura. As construções serão cercadas por um parque de arvorismo, jardim botânico, orquidário, trilhas e espaços de contemplação – tudo desenhado pelo escritório de arquitetura Jaime Lerner, que assina a arquitetura e urbanismo do projeto da Orla do Guaíba, em Porto Alegre.

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A expectativa é que o projeto movimente ainda mais a região, que caminha para fechar 2025 com 8 milhões de visitantes. “O Sirena Gramado vai atrair ainda mais pessoas para a região, complementando a nossa já excelente rede de hotéis e restaurantes”, afirmou Luia Barbacovi, vice-prefeito de Gramado”, durante o lançamento do projeto.

Imagem ilustrativa do Sirena Gramado (Divulgação)

Segundo Janyck Daudet, CEO do Club Med na América Latina e membro do conselho da companhia, a presença da marca ajudará na internacionalização de Gramado. “Além disso, vamos criar uma nova Club Med School, uma escola para formação e capacitação de prestadores de serviços de hotelaria locais, assim como fizemos em Trancoso, na Bahia”, contou.

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Os planos de internacionalização do destino gaúcho, que sofre com a ausência de aeroportos grandes em seu entorno, tem relação direta com o Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, projeto esse que está em fase de licitação das obras, autorizada pelo Ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho em outubro. Serão investidos R$ 200 milhões em recursos da União no novo aeroporto.

Ernani Polo, secretário de Desenvolvimento Econômico do RS e pré-candidato ao governo gaúcho nas eleições de 2026, também estava no lançamento do Sirena Gramado e enfatizou a importância do turismo no estado. “O turismo é uma das grandes prioridades da gestão, dada a sua importância econômica”, disse.

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.