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Com yacon, a “batata dos diabéticos”, Natural One quer dobrar vendas de sucos verdes

Segunda marca de sucos mais vendida do país, empresa entra no mercado de bebidas funcionais

Fernando Lopes

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Vem do Peru o novo ingrediente que será usado pela Natural One para entrar no segmento de bebidas funcionais e ampliar as vendas de sucos verdes. Com o yacon, um tubérculo que é “primo” da batata-doce, a companhia – que se consolidou nos últimos anos como a segunda marca de sucos mais vendida do país, atrás da Del Valle – amplia uma diversificação de portfólio que ganhou força em 2023, com o lançamento de uma linha de leite de aveia, e que deverá colaborar para que seu faturamento continue a crescer cerca de 30% ao ano e supere a marca de R$ 1 bilhão em 2024.

As pesquisas sobre o uso de yacon foram iniciadas há mais de três anos pelo próprio fundador da Natural One, o empresário Ricardo Ermírio de Moraes. A empresa logo assumiu os trabalhos e, após investimentos da ordem de R$ 3 milhões em pesquisas e desenvolvimento, as primeiras bebidas com o ingrediente usado no Peru desde o tempo dos incas serão lançadas esta semana durante a Apas Show, feira de supermercados em São Paulo. O tubérculo será utilizado em um suco verde a base de couve, gengibre, limão e maçã e em outro com menta, gengibre, laranja e maçã.

“Fonte de fibras, o yacon confere doçura às bebidas. Mas seu açúcar não vem da frutose. A fonte é um frutooligosacarídeo [FOS], um tipo de açúcar que o corpo humano praticamente não absorve. Por isso o tubérculo é chamado de ‘batata dos diabéticos””, afirmou Gustavo Siensen, principal executivo de marketing (CMO) da Natural One, ao IM Business. Não havia produção de yacon em escala no Brasil, mas o Grupo Fischer, parceiro da empresa, topou o desafio e passou as produzi-lo em Fraiburgo, em Santa Catarina, onde também cultiva uvas. 

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Gustavo Siensen, CMO da Natural One (foto: Divulgação)

Nas bebidas em que será utilizado, o yacon substituirá parte do suco de maçã, usado como fonte de açúcar – também natural, mas vindo da frutose. Será empregada a quantidade mínima prevista para que a bebida possa ser considerada funcional sob os olhos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As vantagens do yacon estarão nos rótulos dos sucos verdes em que o ingrediente estiver presente. Os sucos verdes representam entre 7% e 8% das vendas de sucos da Natural One atualmente, e a expectativa é que essa participação dobre. O sabor laranja é o carro-chefe do portfólio, com fatia de 55%.

Segundo Siensen, um ex-executivo da Pepsi que já teve a sua própria marca de sucos, os sabores com yacon deverão chegar aos supermercados entre o fim de junho e o início de julho. Ao mesmo tempo, começarão a ser exportados para Canadá, México e Sudeste Asiático. A produção já começou em Jarinu, no interior paulista, onde estão a sede e a fábrica da Natural One. No futuro não muito distante, a companhia deverá passar a usar o tubérculo, que é considerado um alimento prebiótico, em outros sucos, inclusive a base de laranja.