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Com “loja das lojas”, Reserva mira do público feminino a amantes do futebol

Após fusão com Arezzo, empresa abre novas frentes de negócios

Felipe Mendes

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A grife de moda Reserva, do grupo AR&Co, inaugurou sua primeira unidade store-in-store da bandeira Casa Reserva. Instalada no MorumbiShopping, em São Paulo, a loja conceito, de 250 metros quadrados, apresenta produtos do portfólio de todas as marcas do pica-pau, personagem símbolo da empresa criada em 2004. Segundo Rony Meisler, cofundador da Reserva e CEO da AR&Co, foram investidos mais de R$ 3 milhões no espaço e a ideia é expandir esse modelo por diversas capitais do país. “Teremos uma ou duas lojas desse tipo em cada grande centro do país”, disse ele.

Na loja, é possível encontrar itens das marcas Reserva, Reserva Mini (voltada ao público infantil), Reserva Go (calçados) e Reversa, linha de moda voltada para o público feminino. No ambiente, há espaço com videogames e um caixa-bar com cafés e bebidas, além dos itens da marca feitos para licenciamento, como óculos, capacetes e relógios. Desde a abertura do espaço, no fim de janeiro, as vendas da empresa no MorumbiShopping cresceram 180% em relação ao que faturava a unidade antiga da marca Reserva, instalada no piso inferior e que está passando por reformas para se transformar em uma unidade da Oficina Reserva, bandeira de roupas básicas do grupo.

Adquirida pela Arezzo em 2020, a Reserva concentrou seu universo de marcas na holding AR&Co. Em 2023, essa vertente obteve receita bruta de R$ 1,5 bilhão, alta de 26,3% frente ao resultado obtido um ano antes. Para 2024, o executivo projeta a abertura de ao menos 40 lojas, entre unidades próprias e franquias – a empresa não dá guidance de projeção de investimento. Hoje, são 212 pontos de venda, com cerca de 3 mil funcionários.

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Com a fusão com a Arezzo, Meisler decidiu colocar em prática alguns sonhos antigos, como a criação de uma grife voltada às mulheres. Lançada em 2022, a Reversa é uma aposta para a ampliação do portfólio da grife, mas também tem o intuito de fazer a companhia acessar um potencial de receita até então adormecido, já que, em média, 40% do público consumidor da marca Reserva é feminino.

“Tínhamos essa demanda há muito tempo, mas tínhamos outras prioridades”, diz Meisler. “Quando o negócio foi feito com a Arezzo, na primeira conversa que eu tive com o Anderson [Birman, fundador da Arezzo], ele me perguntou quando lançaríamos a linha feminina. Estamos fazendo isso pouco a pouco”, complementa.

Rony Meisler, fundador do grupo Reserva e CEO da AR&Co (foto: Divulgação)

Hoje, a Reversa está presente com corners em cinco unidades da Reserva e tem uma loja flagship no Rio de Janeiro. A intenção é expandir a marca conforme as lojas da Reserva passem por um roll-out de reformas. “O próximo passo da Reversa virá quando a venda através desses corners representar de 20% a 25% do total das lojas onde eles estão”, diz Meisler. “A ideia, por enquanto, não é ter unidades ‘standalone’, e sim usar essa marca para a venda do nosso ‘same store sales’.”

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Além de levar a marca a outro público, Meisler conta que a integração com a Arezzo ajudou a empresa a operar com sell-in (a venda no canal multimarca) em ciclos mais curtos, além de elevar a capacidade logística para a atuação de Reserva Go, nicho de calçados da rede. “A Go, hoje, representa 15% do nosso faturamento anual. Antes da fusão, era um negócio de royalties, de R$ 5 milhões a R$ 10 milhões por ano”, exemplifica.

“Sou grato pelo nível de credibilidade e de investimento feito pela Arezzo para expansão da Reserva nesses últimos três anos. Isso permitiu com que a gente operasse o nosso plano, que a princípio seria por meio de um processo de IPO.”

NOVOS NEGÓCIOS

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A Reserva também investiu recentemente em uma nova vertente de moda: a Reserva Praia. A linha nasceu no fim de 2023, com produtos pensados para cidades balneárias, e uma primeira loja no hotel Fairmont Copacabana. “A gente sente falta de uma marca de moda mais balneária no Brasil. Abrimos uma loja no Rio e foi um sucesso. Vendemos três vezes acima do que eu imaginava. Vamos abrir mais unidades dessa marca em hotéis e aeroportos de cidades balneárias”, diz Meisler.

A empresa também está investindo em licenciamentos de marcas de clubes de futebol para ampliar sua presença junto a um público amante dos esportes. Depois de lançar coleções especiais do Flamengo e do Vasco, a Reserva vai anunciar novos parceiros em breve. Também há negociações da grife nacional para o licenciamento de roupas e acessórios da liga estadunidense de basquetebol, a NBA.

O diretor de novos negócios da AR&Co, Pedro Cardoso, não descarta a criação de uma nova marca do grupo voltada a artigos esportivos. “Começamos nos clubes pelo lado casual, mas estamos percebendo que o ‘athleisure’ é um nicho impressionante. Não vai ser surpresa se tivermos uma loja disso [no futuro]. Vamos licenciar um número grande de clubes”, diz Cardoso.

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