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Cheff Otto e a ciência por trás de 100 milhões de views mensais nas redes sociais

Hoje com 23 anos, ele transformou narrativa e viralização de receitas gastronômicas em um modelo de negócios capaz de escalar marcas

Carolina Paes

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Aos 23 anos, Otto Vitelleschi, o Cheff Otto, já se tornou um fenômeno de gastronomia nas redes e de uso estratégico de influência para criar negócios. Hoje, o jovem acumula um canal de gastronomia com 18 milhões de seguidores, mais de 100 milhões de views mensais e o plano de transformar sua marca em “o maior hub de empresas de gastronomia que nasceu da internet”.

E tudo começou a partir de uma necessidade e improviso. Aos 16 anos, para juntar dinheiro e visitar a namorada que se mudara para outro país, Otto saiu vendendo comida caseira de porta em porta.

“Eu sempre gostei de cozinhar. Era o que eu sabia fazer. Comecei vendendo molho de tomate, pesto e azeite temperado”, lembra. “Eu não quero ser famoso. Eu quero fazer o melhor trabalho possível e construir negócios de verdade.”

O jovem empreendedor foi o novo convidado do Level Up, podcast apresentado por Roberto Indech, head de relações institucionais de renda variável da XP.

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Primeiro viral de 5 milhões

O quinto vídeo de Otto viralizou e chegou a 5 milhões de views. Foi o nascimento da marca Cheff Otto.

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“Meu quinto vídeo foi um Ratatouille do filme Ratatouille. E deu muito certo. Eu aposto que você já se perguntou como é feito o Ratatouille do filme Ratatouille. O prato é simples, legumes assados no forno. Mas a forma como você entrega cria interesse. Foi um vídeo de 30 segundos que explodiu. O valor não estava no prato e sim, na narrativa”, conta.

Para Otto, a comunicação é uma ferramenta estratégica. Segundo ele, qualquer coisa pode ser interessante se for comunicada do jeito certo. “Finanças é chato. Gastronomia pode ser chata também. A questão é comunicar para que qualquer pessoa entenda.”

Ele cita ainda o caso icônico da jaca, que rendeu mais de 25 milhões de visualizações.

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“Jaca não tem nada demais. Mas se você diz que é a fruta mais perigosa do mundo, vira viral. Não é sobre o que você fala. É sobre como você fala”, diz o empreendedor. “Uma pessoa super instruída tem que aprender comigo. E uma pessoa com pouca instrução tem que entender. Comunicação boa faz isso.”

Salto empresarial

Apesar da ascensão meteórica, Otto enxerga uma lacuna comum em creators. Ele abandonou a faculdade no início, mas hoje busca cursos, MBA como ouvinte e formação de alto nível.

“O empreendedor demora para entender que precisa se capacitar. Para competir com empresas sérias, você precisa ser tecnicamente excelente. Queremos construir o maior hub de marcas de gastronomia que surgiu da internet. Você não começa bom. Você se torna bom. Eu não quero ser famoso. Quero construir algo grande”, conclui.

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Para saber mais detalhes da história do Cheff Otto e o uso das redes sociais para os negócios, veja o episódio completo no Level UP. O programa está disponível em vídeo no YouTube e em sua versão de podcast nas principais plataformas de streaming.

Level UP

O Level Up é o mais novo programa do InfoMoney. Roberto Indech, head de relações institucionais de renda variável da XP Inc., apresenta um bate papo descontraído com pessoas influenciadoras e relevantes em seus respectivos nichos, de diferentes segmentos de mercado, que potencializam seus negócios por meio das redes sociais pessoais. Confira novos episódios toda quarta-feira, às 19h.

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