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Carros elétricos, concorrência e consumidores; os planos da Scherer Autopeças

Empresa familiar, fundada em Santa Catarina, promove constantes atualizações no negócio e planeja dobrar o market share na região Sul

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Ao completar seis décadas de existência, a Scherer olha no retrovisor para uma retrospectiva da sua história: a empresa familiar nasceu no Sul do Brasil a partir de uma dificuldade. Quando o bisavô de Eduardo Scherer – hoje diretor da companhia – teve de fechar seu negócio de concessionárias, a família percebeu que a venda de autopeças poderia ser uma saída para a crise.

“O primeiro aprendizado foi que é possível superar dificuldades encontrando ótimas oportunidades”, diz Eduardo Scherer durante o Zero ao Topo, podcast da InfoMoney patrocinado pela XP Empresas.

Hoje, com sede em Joaçaba (SC) e presença no Rio Grande do Sul e Paraná, a companhia tem 9% de market share na região Sul do país, soma 25 filiais e agrupa mais de 2 mil colaboradores. “Com a abertura de novas unidades, nossa meta é alcançar 20% de market share na região Sul até 2030”.

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O bate-papo completo com Eduardo Scherer pode ser conferido aqui.

Sustentabilidade do negócio

O mercado brasileiro de veículos tem uma frota estimada em 50 milhões de unidades. Enquanto a demanda por peças de reposição é alta, a concorrência não é pouca. A pulverização do segmento pode ser traduzida em números: com 9% de participação no mercado, a Scherer é líder na região Sul do país.

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Para manter a liderança do segmento em meio ao elevado número de concorrentes,  a empresa opera tendo a excelência no serviço como premissa. “Trabalhamos sob o lema do meu avô: não vender apenas peças, e sim soluções”, conta o executivo. Para levar a teoria à prática, a empresa promoveu um longo trabalho de escuta para entender quais eram as maiores demandas de oficinas mecânicas – seus principais clientes.

A pesquisa mostrou que era preciso promover entregas rápidas, oferecer jornadas de treinamento aos mecânicos e manter uma grande variedade de peças no estoque. “Enquanto os distribuidores concorrentes têm, em média, 30 mil itens em estoque, nós temos mais de 100 mil itens. Nossos clientes sabem que vão encontrar desde as peças mais comuns até as mais raras, e receberão as encomendas com agilidade”, diz o executivo.

Ao colocar a qualidade do serviço como norte da operação, a companhia tem conseguido manter relacionamentos de longo prazo com os clientes. “Essa é uma das principais premissas que garantem a sustentabilidade do negócio”, afirma Scherer.

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Atualização da operação

Nas últimas seis décadas, o setor automotivo passou por importantes mudanças – assim como todo o mercado – como reflexo especialmente dos avanços da tecnologia. “Entendemos logo que era preciso evoluir junto com esse movimento. Ao longo do tempo, fomos adaptando a nossa operação. Atualizamos desde o modelo de gestão de estoque até a logística de entrega, passando pelo atendimento”, diz Scherer.

O centro dessas melhorias está na digitalização de processos e nas automações, que dão agilidade e qualidade à operação. “Também seguimos atentos às inovações na indústria. Como trabalhamos com as principais fabricantes de autopeças do mundo, conseguimos oferecer um portfólio que contempla tecnologia de ponta e diversidade aos clientes”, diz.

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Otimização das finanças

Apesar da baixa alavancagem, a Scherer lida com o desafio de equilibrar o caixa. A empresa paga os fornecedores no prazo de 30 dias, mas demora cerca de 50 dias para receber dos clientes. Diante do contexto, a companhia conta com o apoio da XP Empresas para otimizar a gestão financeira.

A solução proposta foi substituir empréstimos de curto prazo pela emissão de um Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), que permitiu à companhia alongar a sua dívida e promover uma estratégia tributária. “Fomos a primeira empresa a emitir um CRI no oeste de Santa Catarina. Internamente, conseguimos otimizar a gestão em diversos pontos. A auditoria da E&Y, por exemplo, nos trouxe inúmeras melhorias de governança”, afirma o executivo.

A companhia já fez duas emissões de dívida, sendo a primeira delas em agosto de 2023. “Entrar no mercado de capitais nos trouxe importantes aprendizados – para além de fatores econômicos. Passamos a olhar o negócio de maneira diferente. Estamos, inclusive, deixando a casa organizada para uma futura abertura de capital”, diz Scherer.

A Scherer Autopeças foi convidada para a edição do Zero ao Topo, podcast da InfoMoney. A íntegra do bate-papo pode ser conferida aqui.

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