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Honda investirá US$ 11 bi em cadeia de produção de veículos elétricos no Canadá

A empresa fabricará 240 mil veículos por ano nas instalações, além de ter uma fábrica de baterias independente

Bloomberg

Um Honda CR-V e:FCEV (veículo elétrico com célula de combustível) em exibição em uma exposição em Tóquio, em fevereiro (Kiyoshi Ota/Bloomberg)

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A Honda vai investir US$ 11 bilhões para construir sua cadeia de fornecimento de veículos elétricos no Canadá, com bilhões de dólares de ajuda financeira do governo, à medida que a montadora japonesa procura aproveitar a procura a longo prazo desses modelos na região.

O valor inclui investimentos de parceiros em joint ventures. O objetivo é começar a produzir veículos elétricos em 2028, disse a Honda. A empresa fabricará 240 mil veículos por ano nas instalações, além de ter uma fábrica de baterias independente em Alliston, Ontário – uma cidade que fica a pouco mais de uma hora de carro ao norte de Toronto, onde atualmente a montadora produz modelos Honda CR-V e Civic movidos a gasolina. A planta de baterias terá capacidade de 36 gigawatts-hora.

O impulso para desenvolver a cadeia de fornecimento de baterias também fará com que a Honda inicie negociações com a sul-coreana POSCO Future M para uma instalação de materiais catódicos. A montadora também planeja fazer parceria com a japonesa Asahi Kasei.

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Para a Honda, o investimento faz parte de uma aposta de longo prazo na demanda do consumidor por veículos elétricos na América do Norte e a impulsiona em direção ao seu objetivo de que os carros eletrificados respondam por 100% das vendas até 2040. A empresa já fabrica carros híbridos nos EUA e disse que planeja começar a fabricar seus primeiros veículos totalmente elétricos fabricados em Marysville, Ohio, no próximo ano.

Os novos investimentos da Honda também pretendem diminuir a sua dependência de fabricantes externos de baterias e aproximá-la das matérias-primas cruciais para a transição para energias limpas.

“Queremos usar os ricos recursos e energia do Canadá para poder estabelecer uma cadeia de valor focada em veículos elétricos”, disse o vice-presidente executivo Shinji Aoyoma na sede da empresa em Tóquio nesta quinta-feira (25). A Honda espera poder reduzir em 20% os custos de fabricação de baterias produzindo-as por conta própria, disse ele.

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O investimento é um marco importante para o primeiro-ministro Justin Trudeau e para o primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, na sua busca para garantir uma participação no negócio norte-americano de automóveis para o Canadá, à medida que a indústria se remodela em direção aos veículos elétricos. Os dois políticos já prometeram dezenas de bilhões de dólares para convencer outros fabricantes, incluindo a Volkswagen, a construir fábricas de baterias EV no país.

A empresa poderá acessar créditos fiscais de investimento do governo do Canadá, bem como incentivos diretos e indiretos fornecidos pela província de Ontário. O pacote total de ajuda governamental pode valer até 5 bilhões de dólares canadenses.

Os subsídios são estruturados de forma diferente daqueles que o Canadá prometeu no ano passado à Volkswagen, à Stellantis e à sueca Northvolt. Essas empresas receberam contratos que pagarão uma parte do custo de cada bateria produzida nas suas fábricas canadenses – na verdade, igualando o dinheiro que está disponível para os fabricantes de baterias EV sob a Lei de Redução da Inflação dos EUA.

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Não foi oferecido à Honda um subsídio de produção, disseram autoridades do governo à Bloomberg. Trudeau disse repetidamente que o Canadá só pode ir até certo ponto no sentido de igualar os incentivos à produção dos EUA.

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