Publicidade
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu processo contra a Microsoft para apurar infrações à ordem econômica relacionadas à atuação da companhia norte-americana nos mercados de software corporativo e computação em nuvem, conforme despacho nesta sexta-feira.
Procurada pela Reuters, a Microsoft no Brasil não respondeu de imediato.
A decisão do Cade acolhe recomendação da área técnica do órgão antitruste, baseada em relatório da Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA, na sigla em inglês) do Reino Unido, publicado em julho do ano passado, que identificou efeitos adversos à concorrência decorrentes das políticas de licenciamento de softwares da Microsoft naquele país.

É oficial: Tesla cede à BYD posto de maior fabricante de carros elétricos do mundo
Vendas da empresa de Elon musk desabam mais uma vez, fazendo a companhia ceder a “coroa” do segmento à rival chinesa

Pagamento de imposto em tempo real será adiado para 2027. O que é o split payment?
Atrasos na implementação do sistema entre empresas e sistema financeiro levaram governo a postergar o prazo para o split payment
“Em apertada síntese, a CMA concluiu que as práticas de licenciamento adotadas pela Microsoft têm produzido efeitos negativos relevantes sobre a capacidade competitiva de seus rivais, principalmente AWS (Amazon Web Services) e Google, de oferecerem serviços de computação em nuvem, sobretudo no segmento de clientes cujos ‘workloads’ dependem de softwares Microsoft como ‘insumo essencial'”, afirma a nota técnica.
A nota do Cade afirma que “há de se investigar a possibilidade da mesma realidade estar ocorrendo no Brasil”.
O Valor Econômico publicou mais cedo reportagem sobre a decisão do Cade.
Continua depois da publicidade