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BRF lança estratégia para o Natal e coloca a Marfrig no cardápio

Empresa centra foco para avançar 5% em faturamento na sua principal campanha do ano

Rikardy Tooge

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A BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, apresentou nesta segunda-feira (2) seu plano de jogo para ampliar em 5% o faturamento com os produtos para as festas de fim de ano, uma das épocas de maior faturamento da companhia. Produtora dos famosos chester e peru, a empresa abre espaço para a volta da carne bovina em seu portfólio, em mais um sinal de aproximação entre a BRF e sua controladora, a Marfirg.

“São empresas da mesma família que ajudam a se alavancar em sinergias. Nas festas de fim de ano, vemos uma demanda crescente por churrasco e voltamos a ter a carne bovina após vários anos. É uma retomada bem vinda”, explica Marcel Sacco, vice-presidente de marketing e novos negócios da BRF, em conversa com jornalistas. O produto em questão é um cupim pré-assado, que é um dos quatro novos pratos que estarão na linha de 31 itens desta campanha. Um pernil suíno recheado, torta de tender e costela suína são outras novidades de 2023.

Sacco afirma que mais produtos de carne bovina poderão ganhar o cardápio da BRF ao longo do próximo ano, a depender do retorno dos consumidores. “A Marfrig já é nossa fornecedora de almôndegas e hambúrguer, então é natural que outros produtos possam ser elaborados — mas isso quem vai nos dizer é o cliente.”

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Outra aposta da BRF neste ano são os produtos para famílias menores, de três a cinco pessoas. Uma pesquisa feita pela companhia mostrou que 25% das famílias ouvidas se enquadram neste perfil. “Há uma tendência de porções menores, mas ainda existem comemorações grandes, em que o peru e o chester continuam relevantes”, acrescenta o executivo.

Com participação de mercado de 58% nos produtos comemorativos de 2022, a BRF espera ampliar esse market share em até dois pontos neste ano – empreitada que a Seara, da JBS, promete não facilitar. Em termos de faturamento, o crescimento esperado é de cerca de 5%. Para isso, a empresa pretende trabalhar um mix de produtos para as mais diversas faixas de renda o que, na média, deverá reverter-se em refeições com valores parecidos com os do ano passado.

“Nós trabalhamos um leque de produtos para todos os bolsos, equilibrando oferta, preço e praticidade. Os comemorativos são os que trazem maior valor agregado e nos permite ter margens melhores em relação à linha tradicional”, prossegue Sacco. Embora o executivo não dê mais detalhes comerciais, é possível presumir que a tática se tornou viável diante do arrefecimento da inflação e da baixa nos preços de milho e soja – dois dos principais insumos para criação de frangos e suínos.

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A linha de comemorativos é uma das principais da BRF no ano. A título de comparação, o quarto trimestre de 2022 foi a maior receita da companhia no Brasil naquele ano, com R$ 7,8 bilhões, ante R$ 5,9 bilhões do primeiro trimestre do mesmo exercício. Para essa campanha, a empresa vai contratar 3 mil funcionários temporários.

Os produtos para as festas de fim de ano da Sadia e Perdigão já estão na rua para atender o primeiro evento que abre a campanha, o Círio de Nazaré, que ocorre no próximo domingo (8). Até o fim de outubro, os produtos devem ganhar mais espaço nas gôndolas para, após a Black Friday, prevista para meados de novembro, dominarem os supermercados de todo o país.

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Rikardy Tooge

Repórter de Negócios do InfoMoney, já passou por g1, Valor Econômico e Exame. Jornalista com pós-graduação em Ciência Política (FESPSP) e extensão em Economia (FAAP). Para sugestões e dicas: rikardy.tooge@infomoney.com.br