Conteúdo editorial apoiado por

Após saída do Novo Mercado, Mubadala chega ao board da Zamp

Movimento intensifica presença do fundo árabe na operadora do Burger King no Brasil

Rikardy Tooge

Publicidade

Depois de garantir a saída da Zamp, operadora do Burger King no Brasil, o Mubadala chega ao board da companhia. No fim da noite desta quarta-feira (4), a Zamp anunciou ao mercado a entrada dos executivos do fundo árabe no Brasil Leonardo Yamamoto (diretor executivo e um dos homens fortes da gestora no país) e Renan Andrade.

O movimento ocorre após as renúncias do presidente e membro efetivo do Conselho de Administração, Marcos Grodetzky, e do membro efetivo do Conselho de Administração e do Comitê de Finanças, Ricardo Schenker Wajnberg.

As mudanças reforçam a intenção do Mubadala de avançar na empresa, depois de uma tentativa frustrada de aquisição em 2022. Agora com 39,57% do capital da Zamp e com a retirada da companhia do Novo Mercado, nível de maior governança da B3, o mercado especula o futuro da operadora do Burger King no país sob controle do fundo.

Saída do novo mercado

Na tarde de quarta-feira, uma assembleia de acionistas aprovou a saída da companhia do segmento Novo Mercado da B3 sem realização de oferta pública de aquisição de ações (OPA), conforme pedido do Mubadala feito em novembro.

A empresa também afirmou que o conselho de administração aprovou antecipação de período de carência de ações entregues em planos de concessão de papéis e que isso resultará em um impacto de R$ 46,2 milhões, incluindo encargos.

Na AGE realizada na quarta-feira, os acionistas da Zamp rejeitaram por maioria de votos inclusão de cláusulas que tornam mais custosa eventual aquisição da companhia, como a que previa realização de OPA caso qualquer investidor adquira fatia de pelo menos 33% das ações da empresa. A proposta que previa limitação de voto em votações para alteração de cláusulas de governança e direitos de acionistas também foi rejeitada.

IM Business

Newsletter

Quer ficar por dentro das principais notícias que movimentam o mundo dos negócios? Inscreva-se e receba os alertas do novo InfoMoney Business por e-mail.

Preencha o campo corretamente!
E-mail inválido!
Preencha o campo corretamente!
Preencha o campo corretamente!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rikardy Tooge

Repórter de Negócios do InfoMoney, já passou por g1, Valor Econômico e Exame. Jornalista com pós-graduação em Ciência Política (FESPSP) e extensão em Economia (FAAP). Para sugestões e dicas: rikardy.tooge@infomoney.com.br