Oferecido por

Amazon Web Services oferece escala para bancos, seguradoras e meios de pagamentos

Migração dos sistemas para nuvem permite escalabilidade, segurança e redução de custos de TI

MoneyLab

Publicidade

Seguradoras, bancos e meios de pagamentos têm em comum um ambiente de elevada transformação que exige investimentos. A adoção de tecnologias inovadoras é parte do processo, mas impõe também desafios. Um deles, comum aos três segmentos do mercado, é migrar suas plataformas de core banking, core insurance e core payments para a nuvem. Entre as vantagens estão mais flexibilidade e confiabilidade, desempenho e eficiência melhorados, o que ajuda a reduzir os custos de TI.

Quem tem colaborado com as instituições financeiras neste processo é a Amazon Web Services (AWS) e não apenas para a migração dos sistemas para a nuvem, mas também auxiliando no processo de desenvolvimento das áreas nativamente na nuvem e para usarem soluções de core dos parceiros da empresa neste ambiente. Embora esta necessidade una os diferentes segmentos do mercado, há necessidades e desafios particulares.

Modernização dos bancos

Continua depois da publicidade

Para os bancos, o cenário é marcado pela necessidade de modernização, com clientes de novas gerações com demandas e expectativas próprias, sem falar da constante pressão do mercado por lucratividade e dos reguladores para que permaneçam aderentes e em conformidade à regulação.

A implantação de Software as a Service ou Software Instalado (SaaS), por exemplo, permite a conexão com segurança a uma plataforma gerenciada por um provedor de plataforma bancária principal. É possível o desenvolvimento nativo em nuvem de plataformas modernas criadas como microsserviços e com arquitetura orientada por eventos para escalar microsserviços independentemente uns dos outros.

O Banco Inter, um dos clientes da AWS, tem se beneficiado dos sistemas disponibilizados em nuvem. “A migração dos nossos sistemas on-premises para a nuvem AWS nos permitiu oferecer novas experiências aos clientes, com o lançamento mais rápido de produtos e melhoria no atendimento”, comenta Guilherme Ximenes Almeida, CTO do Banco Inter.

Publicidade

“Como parte de nossa estratégia de expansão nos EUA, a nuvem AWS também nos tem proporcionado uma entrada segura pela sua conformidade com a regulação local e com o reaproveitamento das melhores práticas já adotadas no Brasil.”

 Desafios no setor de seguros

O setor de seguros é outro que também passa por profundas transformações que exigem canais e produtos digitais. As seguradoras têm uma infraestrutura legada onerosa que precisa ser adaptada diante dos avanços do segmento com a implementação do Open Insurance e o Sistema de Registro de Operações (SRO), e outros sistemas digitais que se interconectam com bancos por exemplo.

Continua depois da publicidade

O avanço tecnológico também vai na direção de novas abordagens para identificar riscos utilizado uma ampla base de dados, IoT e Inteligência Artificial. Para avançar nesta direção, os desafios são muitos e incluem sistemas core modernizado, uma estrutura robusta para tratar dados estratégicos, computação em grid, data lakes e analíticos ágeis, entre outros.

Clique aqui para falar com a Amazon Web Services

Meios de pagamentos

Publicidade

O terceiro segmento, o de meios de pagamento, tem desafios semelhantes fruto de um ambiente marcado por aumento da receita e volumes de pagamentos a níveis pré-pandemia, o que exige a capacidade de escalar para atender à demanda. O ecossistema de PIX – Pix, Pix Automático, Pix Internacional, Pix Garantido – está moldando novas formas de relacionamento com os clientes.

O suporte a novos esquemas de dados de pagamento obrigatórios exige a reformulação da infraestrutura. Os crescentes volumes de pagamento levam as instituições a considerarem a atualização ou a rearquitetura de sistemas legados.

Os esforços da AWS estão permitindo que os clientes de pagamento se modernizem com serviços nativos para pagamentos possibilitando conectividade em nuvem com redes de pagamento, HSM em nuvem/pagamentos, detecção de fraudes. Escalabilidade e disponibilidade são outros atributos importantes para o segmento oferecidos pelos serviços da AWS.

No ano passado, foram lançados em nuvem pela companhia mais de 3 mil novas funcionalidades e serviços que permitem escalabilidade e elasticidade com picos de utilização sazonais para os clientes. A AWS foi arquitetada para ser o ambiente de computação em nuvem mais flexível e seguro disponível atualmente, e está  em conformidade com 143 padrões de segurança e certificações.

A AWS oferece serviços de segurança específicos para o setor financeiro como o AWS Payment Cryptography, serviço gerenciado da AWS que fornece acesso às funções criptográficas e ao gerenciamento de chaves usados no processamento de pagamentos de acordo com os padrões do payment card industry (PCI – setor de cartões de pagamento).

Clique aqui para falar com a Amazon Web Services

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.