Publicidade
O setembro mais chuvoso da história de São Paulo transformou a banal tarefa de secar as roupas em um desafio para milhares de pessoas. Com 295,1 milímetros de chuva, temperaturas abaixo da média e semanas seguidas de umidade elevada, o período acabou criando uma alta temporada improvável para lavanderias e fabricantes de lava e seca.
Dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) mostram que setembro terminou com 295,1 milímetros de chuva na capital paulista, o equivalente a 347,1% acima da média histórica para o mês. Foi o setembro mais chuvoso da série iniciada em 1995. Somado a isso veio o frio. A temperatura mínima média do mês foi de 14,2°C, cerca de 1°C abaixo da média histórica de 15,2°C, e a temperatura máxima média ficou em 22,6°C, ou 3,4°C abaixo da média histórica de 26°C.
A combinação ajudou a criar um cenário favorável para o setor. Com menos horas de sol, temperaturas mais baixas e alta umidade, roupas passaram a levar mais tempo para secar, aumentando a procura por alternativas fora de casa. Nas lavanderias self-service, o período ganhou até um apelido: “Natal das lavanderias”. A expressão foi usada pela rede Aquamagic.
Jundiaí (SP), uma unidade madura (com mais de 12 meses de operação) da rede, registrou aumento de 354% no faturamento em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado. O resultado ficou ainda 177% acima da média mensal da própria loja nos 12 meses anteriores.
O movimento se repetiu em outras cidades. Em Piracicaba (SP), o faturamento avançou 247% na comparação anual e ficou 123% acima da média recente da unidade. Já em Curitiba (PR), a receita cresceu 98% frente a setembro de 2025 e ficou 65% acima da média dos últimos 12 meses.
Para Diego Ventura, fundador da Aquamagic, o efeito da chuva sobre o negócio é conhecido há anos, mas ganhou intensidade em 2026. “Períodos prolongados de chuva costumam elevar a demanda das lavanderias entre 40% e 50%. O impacto varia conforme a cidade e a duração do mau tempo”.
Continua depois da publicidade
Leia mais: Túnel do Anhangabaú fica alagado após temporal, e Prefeitura suspende rodízio em SP
Segundo Ventura, o melhor cenário para uma lavanderia não é necessariamente o temporal intenso, mas justamente a sequência de dias nublados e úmidos.
“Muitas vezes é justamente essa chuvinha que fica dias, a garoa, o tempo fechado, que impede a roupa de secar. Chega uma hora em que a pessoa precisa resolver”, explica.
Continua depois da publicidade
Ventura explica que o comportamento do consumidor muda conforme os dias passam. “Roupas de trabalho precisam voltar para o armário, uniformes escolares precisam ser usados novamente, toalhas e roupas de cama continuam esperando. Enquanto uma leva ainda não secou, outra já precisa ser lavada. Depois de alguns dias, deixa de ser apenas um problema de secagem”.
A corrida pelas secadoras na 5àsec
O fenômeno também apareceu nas lavanderias tradicionais. Na 5àsec, o crescimento mais forte foi registrado justamente nos serviços de autosserviço, modalidade na qual os clientes usam máquinas de lavar e secar instaladas nas unidades.
Segundo Fernando Toledo, vice-presidente de operações da rede, o comportamento fugiu do padrão tradicional do setor. “Na lavanderia especializada, os meses mais fortes costumam ser o período entre novembro e janeiro e o início do inverno. Em 2026, porém, o autosserviço respondeu de forma muito forte ao clima de setembro, com chuva bem acima da média no Sudeste”.
Continua depois da publicidade
Os números mostram essa mudança. No autosserviço da rede o uso de secadoras cresceu 80% na comparação com setembro de 2025, o número de clientes avançou 79% e o faturamento aumentou 79% na comparação anual e 47% em relação a agosto.
A rede observou ainda aumento na procura por itens ligados ao inverno e ao conforto doméstico. Toalhas de mesa cresceram 19%, enquanto malhas, moletons e pullovers avançaram 16%.
Leia mais: TV de R$ 132 mil, vaso sanitário de R$ 46 mil e anfiteatro: a nova aposta da Fast Shop
Continua depois da publicidade
Além da 5àsec, a rede de autosserviço LavPop, pertencente ao mesmo grupo, registrou em setembro o melhor resultado de sua história, com faturamento 126% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado.
O boom de ‘Lava e Seca’
Para parte dos consumidores, a resposta para semanas seguidas de chuva foi terceirizar a tarefa. Para outros, a saída foi investir em um equipamento próprio. Levantamento da Confi, por meio da plataforma Neotrust, mostra que as vendas de máquinas lava e seca no comércio eletrônico brasileiro somaram R$ 416,5 milhões entre 1º de setembro e 13 de outubro, crescimento de 68,3% em relação ao mesmo período de 2025.
Foram comercializadas 87,5 mil unidades no intervalo, alta de 47,6%, um dado que rompe com o padrão sazonal observado.
“Até o ano passado, a lava e seca vendia menos em setembro do que no fim do inverno. Em 2026, vende mais”, afirma Léo Bicalho, head de negócios da Confi Neotrust.
Segundo Bicalho, quando uma categoria muda o comportamento típico de demanda, geralmente há um novo fator influenciando a decisão de compra – e a chuva não explica tudo. A categoria já vinha crescendo antes do início do período úmido, de acordo com dados da Neotrust: entre julho e agosto, as vendas de lava e seca avançavam 37,6% sobre 2025.
Leia mais: Sem bets, com compras antecipadas e TikTok Shop: o que esperar da Black Friday 2026?
Para Bicalho, existe um componente estrutural por trás do avanço da categoria. “Parte desse crescimento pode estar ligada a um ciclo de troca. Em 2020, durante a pandemia, houve um boom de compras de itens para a casa, e a linha branca foi uma das categorias mais beneficiadas. Seis anos depois, muitos desses aparelhos chegam ao momento de reposição”.
A partir de setembro, porém, essa velocidade praticamente dobrou. O executivo reconhece que a distribuição regional da demanda sugere influência das condições climáticas. O Sudeste respondeu por 64,5% de todas as máquinas lava e seca vendidas entre setembro e outubro, participação superior à observada nos meses anteriores.