Tiroteio durante operação no Complexo de Israel interdita Avenida Brasil no Rio

Operação também alterou o funcionamento da SuperVia no trecho Saracuruna

Caio César

Polícia Militar do Rio realiza nova fase da operação Barricada Zero no Complexo de Israel. Foto: Divulgação / PMRJ
Polícia Militar do Rio realiza nova fase da operação Barricada Zero no Complexo de Israel. Foto: Divulgação / PMRJ

Publicidade

Um tiroteio na região do Complexo de Israel, na zona Norte do Rio, interditou a Avenida Brasil na manhã desta quinta-feira (27). O confronto ocorre após a Polícia Militar deflagrar o quarto dia da “Operação Barricada Zero”, com foco nas comunidades Cidade Alta e Pica Pau.

A operação ocorre nas comunidades comunidades da Cidade Alta, Pica-Pau, Kelsons, Quitungo, Tinta, Dourados, Dique Furquim Mendes, Guaporé, Campinho e Fubá, todas na região Norte.

A PM também realiza ações de forma simultânea nos municípios de São Gonçalo, Caxias, Nova Iguaçu, Japeri, Mesquita e Queimados. Desde o início da Barricada Zero, já foram removidas 1.168 toneladas de barricadas.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

“Estamos avançando diariamente no nosso propósito de libertar as nossas comunidades. Reafirmo que qualquer facção que resistir à entrada do poder público terá operação das forças de elite das polícias Militar e Civil. O Governo do Estado não cederá a qualquer tentativa de intimidação aos nossos agentes e os servidores públicos que estão trabalhando arduamente para remover essas barreiras que simbolizam o poder do crime e o terror da nossa população”, afirmou o governador Claudio Castro em nota.

De acordo com a PM, houve reforço militar na avenida. A interdição no trecho durou cerca de 15 minutos, mas uma via segue interditada desde então. A operação segue com patrulhamento, fechamentos estratégicos de vias.

Nas redes sociais, imagens mostram uma grande coluna de fumaça no Complexo de Israel, enquanto a Avenida Brasil permanecia interditada.

Continua depois da publicidade

O tiroteio também alterou a circulação de trens no trecho Saracuruna da SuperVia. Trens que passam pela Cidade Alta estão avançando somente da Central até a Penha e de Caxias até Saracuruna. A estação Cordovil não opera.

O InfoMoney procurou a Secretária de Segurança Pública do Rio de Janeiro para saber se houve feridos, baixas e apreensões nos locais em que a operação foi deflagrada, mas não obteve retorno.